Amarante reduz em duas horas a iluminação de Natal para poupar energia

Amarante reduz em duas horas a iluminação de Natal para poupar energia
| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante vai diminuir em duas horas por dia o período de ligação das iluminações de natal e utilizará exclusivamente tecnologia LED para baixar o consumo energético, avançou à Lusa fonte autárquica.

Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, estas medidas resultarão numa “significativa poupança”, face à crise energética, mas permitirão “manter o espírito natalício e contribuir para a animação de rua”.

Até 10 de janeiro, cerca de 250 mil leds vão iluminar o centro de Amarante e Vila Meã.

Na sede do concelho, junto aos paços do concelho, será montada uma árvore artificial, com 25 metros de altura.

Em Vila Meã, segundo polo urbano do concelho, a autarquia instalará uma árvore com 10 metros de altura.

Na ponte de São Gonçalo, haverá um túnel de luz coreografado com animação das formas, “resultando num bonito espetáculo de luz e cores, atrativo para os visitantes”, refere a autarquia.

As iluminações serão inauguradas no sábado, às 18:30, no centro histórico, com um espetáculo de pirotecnia e a apresentação de uma peça de teatro infantil.

Na quadra natalícia, Amarante proporciona aos residentes e aos visitantes vários eventos culturais e lúdicos, destacando-se o concerto de natal da Orquestra do Norte, no dia 17 de dezembro, às 22:00, na Igreja de São Gonçalo.

Até 09 de janeiro, a biblioteca municipal e o polo de Vila Meã recebem uma mostra e venda de presépios, com cerca de 300 exemplares.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.