Fórmula 1: conheça as alterações para o campeonato de 2023

Fórmula 1: conheça as alterações para o campeonato de 2023
| Desporto
Porto Canal

E apagam as luzes para o arranque de mais uma temporada da Fórmula 1. Não é o arranque de um Grande Prémio, nem o arranque da temporada, mas já sabemos quem são os pilotos que vão estar sentados ao volante dos monolugares na primeira corrida do campeonato de 2023.

Até há bem pouco tempo havia apenas uma vaga disponível para o alinhamento do próximo ano. Faltava saber quem iria correr ao lado de Alex Albon na Williams e foi esta segunda-feira que foi revelado o piloto. É uma promoção vinda da F2 e já era falada há algum tempo. O norte-americano Logan Sargeant estava na calha, faltavam-lhe apenas os pontos suficientes para conseguir a Super Licença necessária para correr na categoria máxima do desporto motorizado, algo que conseguiu na última corrida do campeonato da Fórmula 2.

 


Red Bull
A equipa que venceu o campeonato de construtores este ano mantém o alinhamento, com o campeão de pilotos Max Verstappen, que assinou um contrato até 2028. O segundo lugar é ocupado pelo mexicano Sergio Perez.

Ferrari
Os italianos da Ferrari também continuam com o mesmo alinhamento para o campeonato de 2023. O monegasco Charles Leclerc, que terminou o campeonato de pilotos em segundo lugar, à frente de Perez, continua com o fato do Cavallino Rampante, tal como acontece com o espanhol Carlos Sainz.

Mercedes
Também a Mercedes não tem qualquer alteração à equipa de pilotos. Sir Lewis Hamilton e George Russel são a dupla britânica que vai conduzir os monolugares para tentar trazer de volta os títulos, depois da última vitória de Hamilton em 2020.

Alpine
A Alpine continua com o francês Esteban Ocon, mas diz adeus ao veterano Fernando Alonso, para ter agora uma equipa integralmente galesa. Dá as boas-vindas a Pierre Gasly, que sai da AlphaTauri.

McLaren
A equipa de Woking, traz também mudanças para o Mundial de F1 do próximo ano, mas mantém a nacionalidade. Sai o australiano Daniel Ricciardo e entra o também australiano Oscar Piastri, que era piloto de testes da Alpine. O britânico Lando Norris continua a vestir o laranja da McLaren, depois de, em 2019, ter assinado um contrato até 2024.

Alfa Romeo
Os italianos da Alfa Romeo mantêm os pilotos para o próximo ano, com o experiente Valtteri Bottas e o jovem chinês Zhou Guanyu, que assinou uma extensão ao contrato de mais um ano.

Aston Martin
O veterano Fernando Alonso que sai da Alpine junta-se à Aston Martin, para o ocupar o lugar de Vettel, que se retirou da F1. Continua Lance Stroll, filho de Lawrence Stroll, que é o proprietário da equipa.

Haas
Uma das maiores revoluções acontece na Haas. Uma equipa que começa o campeonato do próximo ano, de uma forma totalmente diferente como começou o deste ano. Kevin Magnussen já é piloto da equipa e mantém o lugar para 2023, mas o dinamarquês apenas se juntou à Haas para substituir Mazepin que foi afastado depois da invasão russa à Ucrânia.
De regresso está também Nico Hulkenberg, depois de três anos sem um lugar permanente na F1 e que vem ocupar a vaga de Mick Schumacher.

 

AlphaTauri
Yuki Tsunoda continua ao volante do monologar da AlphaTauri e faz o terceiro ano na equipa satélite da Red Bull. Ao japonês junta-se Nyck de Vries, que depois de vários anos como piloto de testes da Mercedes, tem agora uma oportunidade para mostrar o que vale na F1. Ele que foi o campeão de Fórmula 2 em 2019.

Williams
A Williams traz Logan Sargeant para o alinhamento de 2023 depois de conseguir a Super Licença. O jovem de 21 anos foi 4º no campeonato de pilotos da F2 e marca o regresso de um piloto norte-americano à Fórmula 1. O último tinha sido Alexander Rossi em 2015. No alinhamento da Williams mantém-se o tailandês Alex Albon.

 

De saída da Fórmula 1 estão: Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Mick Schumacher e Nicholas Latifi.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto B: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Santa Clara

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto B-Santa Clara (domingo, 15h30, FC Porto TV/Porto Canal), referente à ronda 31 da Liga Portugal 2.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.