Câmara de Paços de Ferreira aprova desagregação de freguesias

Câmara de Paços de Ferreira aprova desagregação de freguesias
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Paços de Ferreira, por proposta do presidente Humberto Brito, aprovou por unanimidade a desagregação das uniões de freguesias daquele concelho do distrito do Porto, informou esta segunda-feira a autarquia.

Frazão e Arreigada, Paços de Ferreira e Modelos e Sanfins, Lamoso e Codessos são as freguesias abrangidas por esta decisão, de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

A desagregação agora votada na câmara já tinha sido aprovada por unanimidade nas assembleias de freguesia.

A matéria será também discutida e votada na próxima Assembleia Municipal, “cumprindo os trâmites normais e legais”.

“Desde a primeira hora que o executivo liderado por Humberto Brito assumiu o compromisso de reverter esta decisão, uma vez que ela foi realizada de forma unilateral, por parte dos órgãos autárquicos municipais de então, apenas com os votos favoráveis do PSD, ao arrepio da legítima vontade popular e contra aquele que sempre foi o entendimento de todos os eleitos do Partido Socialista”, lê-se na informação.

Refere-se, ainda, que a “atual maioria PS na Câmara e Assembleia Municipal, desde o início de todo este longo e penoso processo, sempre se manifestou frontalmente contra esta decisão [agregação] e, de forma coerente, assumiu junto da população o seu empenho em reverter esta situação no sentido de o concelho voltar a ter 16 freguesias”.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.