Novas instalações em Gaia para farmácia hospitalar

Novas instalações em Gaia para farmácia hospitalar
| Norte
Porto Canal / Agências

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugura esta segunda-feira a nova farmácia hospitalar, que até agora funcionou num pavilhão provisório, após um investimento de três milhões de euros.

“A farmácia hospitalar, até agora em funcionamento em pavilhão provisório, passa agora para uma área de 1.350 metros quadrados, que representa o dobro da atual, integrando o Novo Edifício Hospitalar (NEH)”, explicou o CHVNGE, em comunicado enviado à Lusa.

Contando com um investimento superior a três milhões de euros, a farmácia está dotada de novos equipamentos, nomeadamente de duas câmaras de fluxo laminar, salas limpas de pressão positiva e negativa e isolador para citotóxicos, especificou.

Segundo o centro hospitalar, a construção de várias salas limpas de pressão negativa e positiva permite a introdução de novas terapias, assegurando os níveis de segurança dos medicamentos preparados, o que é determinante para um centro hospitalar que serve uma população direta de mais de 350 mil utentes e perto de um milhão em referenciação indireta.

A nova localização da farmácia, no centro da Unidade I, permite uma “maior eficiência” na resposta logística, que, coadjuvada pelo novo sistema de transporte pneumático, reduz os tempos de entrega na área de cuidados intensivos, urgência, bloco operatório e internamentos, sublinhou.

“Esta obra representa mais um passo na finalização do NEH, no qual se encontram já a decorrer as obras que irão permitir criar uma área de internamento para doentes cirúrgicos e de infecciologia com quartos de isolamento, numa área superior a 7.000 metros quadrados”, frisou.

Acrescentando que esta intervenção irá concluir definitivamente o NEH, que já alberga o serviço de imagiologia, urgência geral, pediátrica e obstetrícia, cuidados intensivos, bloco de partos, internamento de obstetrícia, de pediatria e de ginecologia e bloco cirúrgico.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.