Portugal vence Países Baixos e sagra-se campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas

Portugal vence Países Baixos e sagra-se campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas
| Desporto
Porto Canal / Agências

Portugal sagrou-se este domingo campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas, em Leiria, ao vencer a seleção dos Países Baixos, por 18-10, na final da primeira edição da prova, que atribuiu o duplo título.

A seleção portuguesa, a jogar em casa, no Pavilhão dos Pousos, em Leiria, começou bem a partida e depois de ter chegado à vantagem de dois golos (2-0), com um ‘bis’ de Iderlindo Gomes, aumentou para quatro (8-4) à passagem dos 15 minutos.

Portugal, com Pedro Marques a ‘fechar’ a baliza e a lançar o ataque, travou sempre as intenções dos adversários em recuperar da diferença e atingiu o intervalo a vencer 9-7.

Portugal, liderado pelo treinador Danilo Ferreira, entrou no segundo tempo determinado em ampliar a vantagem e, com cinco minutos jogados, chegou aos seis golos à maior aos 13-7.

A coesão defensiva mereceu nota máxima nos 10 minutos iniciais da segunda parte, em que Portugal não sofreu qualquer golo, e em que aumentou a vantagem, através da ‘mão quente’ de Ricardo Queirós, considerado o MVP do jogo, para uns intransponíveis 15-7.

Com praticamente cinco minutos para jogar, Portugal seguiu firma na liderança, não deixando escapar a vitória, que ‘fechou’ aos 18-10, sagrando-se assim campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas, num evento que teve a primeira edição em Leiria.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.