Metro do Porto. António Costa garante que a nova Linha Rubi vai mesmo avançar

| Porto
Porto Canal

As declarações do primeiro-ministro foram feitas este sábado em Gondomar. António Costa marca presença, durante o fim-de-semana, em vários congressos federativos do partido socialista que decorrem um pouco por todo o país.

No encerramento do Congresso Federativo do PS/Porto, o chefe de governo garantiu que a nova Linha Rubi do Metro do Porto vai avançar. António Costa chega mesmo a ironizar, frisando que até aqui o problema era “não haver obras”, sendo que agora o novo problema é o excesso de obras.

O assunto tem gerado polémica, para a qual contribuíram as mais recentes declarações do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Recorde-se que, segundo o autarca, o Estudo de Impacto Ambiental da linha Rubi do Metro do Porto confirmou as "preocupações" que já tinha vindo a manifestar relativamente à nova ponte sobre o Douro, nomeadamente o "impacto negativo bastante significativo" na paisagem.

Lembrando que desde o anúncio da localização e altura da nova ponte manifestou "reservas e preocupação", Rui Moreira salientou que estudo "vai no mesmo sentido".

"É uma matéria em que não posso ter nenhuma intervenção", reforçou o presidente da câmara, dizendo, no entanto, que a participação do arquiteto Álvaro Siza Vieira "tranquiliza", sobretudo, na relação entre a ponte e os seus acessos com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

+ notícias: Porto

Câmara do Porto distingue 75 alunos “de excelência”

A Câmara do Porto distinguiu 75 alunos no âmbito da 15ª edição do Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência. Os estudantes em questão foram reconhecidos tendo em conta os resultados obtidos nos variados níveis de ensino, ou seja, do 1º ciclo ao ensino secundário e profissional.

Profissionais de educação recebidos em apoteose no Aeroporto do Porto

Os cerca de 50 profissionais da educação, que foram ao Parlamento Europeu pedir melhores condições de trabalho, foram recebidos, esta tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro por dezenas de professores.

Greta K dá entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias

O Navio Greta K já deu entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias. O navio-tanque incendiou-se ao largo do Porto no dia 21.