Metro do Porto. António Costa garante que a nova Linha Rubi vai mesmo avançar

| Porto
Porto Canal

As declarações do primeiro-ministro foram feitas este sábado em Gondomar. António Costa marca presença, durante o fim-de-semana, em vários congressos federativos do partido socialista que decorrem um pouco por todo o país.

No encerramento do Congresso Federativo do PS/Porto, o chefe de governo garantiu que a nova Linha Rubi do Metro do Porto vai avançar. António Costa chega mesmo a ironizar, frisando que até aqui o problema era “não haver obras”, sendo que agora o novo problema é o excesso de obras.

O assunto tem gerado polémica, para a qual contribuíram as mais recentes declarações do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Recorde-se que, segundo o autarca, o Estudo de Impacto Ambiental da linha Rubi do Metro do Porto confirmou as "preocupações" que já tinha vindo a manifestar relativamente à nova ponte sobre o Douro, nomeadamente o "impacto negativo bastante significativo" na paisagem.

Lembrando que desde o anúncio da localização e altura da nova ponte manifestou "reservas e preocupação", Rui Moreira salientou que estudo "vai no mesmo sentido".

"É uma matéria em que não posso ter nenhuma intervenção", reforçou o presidente da câmara, dizendo, no entanto, que a participação do arquiteto Álvaro Siza Vieira "tranquiliza", sobretudo, na relação entre a ponte e os seus acessos com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.