Infraestruturas de Portugal absolvida de pagar indemnização a condutor abalroado em passagem de nível 

Infraestruturas de Portugal absolvida de pagar indemnização a condutor abalroado em passagem de nível 
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) anulou a indemnização ao condutor de um veículo que foi abalroado por um comboio, quando atravessava uma passagem de nível com guarda em Ovar, distrito de Aveiro.

O acórdão, datado de 14 de outubro e a que a Lusa teve acesso esta sexta-feira, concedeu provimento ao recurso interposto pela Infraestruturas de Portugal (IP), revogando a sentença recorrida.

A IP tinha sido condenada em março passado, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, a pagar uma indemnização ao condutor da viatura no valor de 5.296,70 euros, tendo concluído pela existência de uma concorrência de culpas na produção do acidente entre a empresa gestora da rede ferroviária e o condutor, na proporção de 50%.

No entanto, os juízes do TCAN concluíram que a culpa do acidente apenas pode, neste caso concreto, ser imputada exclusivamente ao condutor, que “ignorou os sinais luminosos e sonoros” que indicavam a aproximação de comboio.

“Tendo o condutor continuado a sua marcha atravessando a passagem de nível, sem dar estrito cumprimento à sinalização luminosa e sonora existente em flagrante violação das normas legais, apenas a si pode ser imputada a culpa na produção do acidente e consequente danos materiais e corporais”, lê-se no acórdão.

O acidente ocorreu na madrugada de 16 de março de 2011, quando um automóvel onde seguiam três pessoas, ao atravessar uma passagem de nível na Linha do Norte, em Ovar, foi colhido por um comboio de mercadorias que circulava na referida Linha.

Do acidente resultaram danos materiais no veículo e físicos nos três ocupantes da viatura, com idades entre os 57 e 58 anos.

Os factos dados como provados referem que, na altura do acidente, as barreiras basculantes, que são comandadas manualmente através de um guarda, estavam levantadas quando deviam estar em baixo.

Apesar disso, a sinalização para o automobilista, constituída pelos dois focos de luz vermelha em alternância e campainha, encontrava-se ativada a indicar a aproximação de comboio, além de existir ainda no local uma placa, de cor amarela com a inscrição "Pare ao sinal vermelho".

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.