Matosinhos anuncia corte na iluminação pública de Natal

Matosinhos anuncia corte na iluminação pública de Natal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos implementou um conjunto de medidas de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais, como a redução dos horários de iluminação pública e decorativa e a regulação dos aparelhos de ar condicionado.

"Devido à atual crise geopolítica, com graves consequências para o setor da energia", a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, colocou em prática um plano de poupança energética com "caráter imediato" que prevê a redução do tempo de iluminação alusiva ao período de festas, sendo a mesma ligada às 18h00 e desligada às 24h00, segundo informação esta quinta-feira divulgada à Lusa.

Apesar de manter a iluminação nas principais ruas comerciais, a autarquia optou por iluminação 100% LED de alta eficiência e de muito baixo consumo energético, assim como não instalar a "tradicional" instalação de luz e som em frente aos paços do concelho. Também o número de estruturas com iluminação vai ser reduzido em 25%, em comparação com 2021, e utilizados dispositivos eletrónicos que permitem poupança de energia.

O horário de iluminação pública foi, igualmente adaptada, passando a ser ligada uma hora mais tarde e desligada uma hora mais cedo. Foi ainda implementado um sistema de telegestão da iluminação cénica, desligando a partir das 22h00 no inverno, com exceção do período festivo em que a iluminação terá o horário coerente com as iluminações de Natal, explicou.

Também o horário das fontes ornamentais foi alterado, mantendo-se em funcionamento apenas entre as 10h00 e as 17h00.

A Câmara de Matosinhos decidiu ainda regular os aparelhos de ar condicionado nos edifícios municipais assegurando que a temperatura nunca será superior a 22º e dar instruções para que o último funcionário a sair da sala confirme que os equipamentos eletrónicos estão desligados. O plano de poupança pressupõe também que a temperatura da água das piscinas municipais nunca seja superior a 28º e que a do banho se situe nos 38º.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.