Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid

Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid
| País
Porto Canal

O grande adversário do comboio neste Plano Ferroviário Nacional (PFN) é o automóvel, mas na alta velocidade, que vai trazer a ligação a Madrid, o concorrente é o avião.

O PFN traz alterações para a rede do Grande Porto e aponta uma ligação a Madrid em três horas. Até 2050 está prevista a reabertura da Linha de Leixões, a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também a construção da Linha do Vale do Sousa, que faz a ligação entre Paços de Ferreira e Felgueiras, e ainda a ligação ferroviária até Amarante com a Linha de Trás-os-Montes. Destaque ainda para a inclusão da Linha do Vouga na rede suburbana, por Aveiro e por Espinho.

Um dos objetivos é ter comboios diretos entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aveiro e ainda entre Leixões e Ovar. Com este novo plano na estação de São Bento vai ser possível viajar de comboio suburbano para Felgueiras e para Barcelos.

Com este Plano espera-se que os distritos de Vila Real, Viseu e Bragança voltem a ser servidos pelo comboio. Vila Real e Bragança podem vir a ser afetados pela construção da nova Linha de Trás-os-Montes. Fazer a viagem Porto-Vila Real em menos de uma hora e Porto-Bragança em menos de duas é o objetivo para que a ferrovia se torne competitiva, pode ler-se no PFN. Quanto a Viseu espera-se que seja construída uma linha entre Aveiro e Vilar Formoso, como alternativa à linha da Beira Alta.

Porto Canal

O PFN, que está em consulta pública, fala ainda de mais dois sistemas ligeiros de transportes de passageiros e aponta a criação de uma rede de autocarros em via dedicada no Norte e também para o sul de Portugal.

Na região Norte este sistema de mobilidade sugere ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão. Pretende ainda ter autocarros entre Famalicão e Póvoa de Varzim e Fafe e Felgueiras. Algo que pode passar, mais tarde, para um sistema de ferrovia ligeira, ou seja, metropolitano.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.