Tradição não está do lado de Portugal. Seleção das 'Quinas' já perdeu com os três adversários do Mundial do Qatar
Porto Canal
No passado, a equipa portuguesa já teve “desamores” com os três adversários que vai encontrar na fase de grupos do Mundial do Qatar. As seleções da Coreia do Sul e do Gana só defrontaram, por uma vez, a equipa ´lusa’ e ambas levaram a melhor. Já o Uruguai está na memória recente dos portugueses com o “bis” de Cavani em 2018, que ditou a eliminação dos comandados de Fernando Santos do torneio.
Portugal jogou com os sul-coreanos somente por uma ocasiao, no Mundial de 2002, realizado na Rep. da Coreia e noJapão. A partida não traz boas recordações para a equipa lusa. A seleção, à altura dirigida por António Oliveira, tinha perdido com os Estados-Unidos por 3-2 e goleado por 4-0 a Polónia, sendo que bastava o empate para passar à próxima fase.
Num jogo bastante disputado marcado com as expulsões de João Vieira Pinto e Beto, Portugal sofreu, aos 70 minutos, um golo de Park Ji-sung, que deu a vitória à seleção da Coreia do Sul. Considerado um dos pontos mais baixos da “Geração de Ouro”, desde a ausência do Mundial de França, em 1998.
Também os ganeses defrontaram, recentemente, a equipa atualmente treinada por Fernando Santos. Em 2014, no Mundial do Brasil, Portugal dependia de uma goleada diante do Gana para ficar apurado para os 'oitavos' da Copa, num grupo que contava ainda com Alemanha e Estados Unidos da América.
Contudo, mesmo com um início de jogo favorável para a equipa lusa, com um autogolo de Boye, os portugueses permitiram o empate do conjunto africano. Um golo de Asamoah Gyan nivelou as contas, ainda que CR7 tenha reposto a vantagem da Seleção das Quinas.
O capitão da seleção ainda faturou aos 80 minutos, mas o resultado não foi suficiente para Portugal continuar na prova.
Mais recentemente, em 2018, a equipa das quinas perdeu 2-1 com o Uruguai, no Mundial da Rússia, que viria a ser ganho pela seleção gaulesa. Edinson Cavani foi o 'carrasco' de Portugal. Marcou os dois golos da seleção ‘celeste’, enquanto Pepe marcou o único golo de Portugal aos 55 minutos, ditando a eliminação do conjunto luso.
Ao contrário do Gana e da Coreia do Sul, a seleção portuguesa já tinha defrontado o Uruguai anteriormente, em 1966. Um 'hat-trick' de José Torres deu o triunfo à seleção nacional. Já em 1972, em novo duelo entre ambas as equipas, o empate a uma bola reinou.
Equilíbrio tem sido a palavra de ordem nas partidas entre as seleções que acompanham Portugal no grupo H do Mundial.
Portugal vai estrear-se na competição a 24 de novembro e conta com o Gana como seu primeiro adversário. A 28 de novembro defronta o Uruguai e a dois de dezembro tem encontro marcado com a Coreia do Sul.