Buzinas entoam no Minho contra o aumento do custo de vida

Buzinas entoam no Minho contra o aumento do custo de vida
| Norte
Porto Canal

O movimento 'Os Mesmos de Sempre a Pagar', realizou esta quarta-feira, uma manifestação devido à “especulação” e o aumento do custo de vida nos concelhos de Braga e Guimarães.

Em comunicado, enviado à imprensa, o movimentou anunciou que foram “muitos a aderirem ao protesto” através de buzinões pelas cidades.

'Os Mesmos de Sempre a Pagar' acusam o Governo de “não fazer nada para parar a especulação desenfreada”, devido à guerra na Ucrânia, e afirmou que é “preciso impor” que os bens tenham “preços justos e suportáveis para a maioria”.

O movimento realçou ainda os lucros de várias empresas, como a GALP e a EDP. São “aumentos selvagens” que terão “efeitos nos custos dos transportes” e nos bens alimentares.

O protesto pretendeu a "fixação e regulação dos preços dos combustíveis, da energia e de todos os bens essenciais", a “imediata redução do IVA de 13% para os 6% no gás e de 23% para os 6% na eletricidade”. Pediram ainda que “os dividendos das grandes empresas sejam, neste momento de crise desviados das contas dos acionistas para um fundo de emergência nacional para responder ao aumento do custo de vida”.

Em Braga, os protestos decorreram, principalmente, na rotunda das piscinas da Rodovia, e em Guimarães, na rotunda da Escola Francisco de Holanda.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.