Obras para melhorar mobilidade no castelo de Bragança chocam redes sociais

Obras para melhorar mobilidade no castelo de Bragança chocam redes sociais
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Bragança está a investir 800 mil euros na melhoria da mobilidade na zona histórica da cidade que estão a motivar reações de “indignação” nas redes sociais.

A empreitada começou junto ao mais emblemático monumento local, o castelo, onde as pedras da antiga calçada foram substituídas por um adro de granitos, assim como os passeios que ladeiam a igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis, um monumento único na Península Ibérica.

As reações às intervenções começaram a surgir esta segunda-feira nas redes sociais, com expressões de choque e indignação e a pergunta “como é possível”, a que o presidente da Câmara, Hernâni Dias, responde que elas servem “para melhorar a acessibilidade”.

O autarca explicou à Lusa que se trata de uma obra de 800 mil euros que faz parte do plano de mobilidade de Bragança, aprovado em 2015, e que contempla a substituição de partes do piso na zona histórica desde o Castelo até à Praça Camões.

Hernâni Dias garantiu que o projeto foi submetido aos pareceres necessários, nomeadamente da Direção Regional de Cultura do Norte.

“Está conforme os pareceres das entidades competentes”, salientou, acrescentando que o entendimento das entidades envolvidas de que o material que está a ser usado é “o mais adequado e mais resistente”.

O presidente da Câmara vincou que o sentido da obra “é facilitar e melhorar a mobilidade e acessibilidade” das pessoas ao Castela e à zona histórica de Bragança.

“Uma das grandes críticas que fazem chegar ao município é que é difícil lá chegar, as pedras são escorregadias, não são regulares, as pessoas escorregam e é difícil aceder àquela zona”, concretizou.

O autarca está convencido de que com o tempo e o uso, deixará de ser tão evidente a diferença entre os novos materiais que estão a ser aplicados e o piso existente.

+ notícias: Norte

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.