Câmara de Braga vai investir 480 mil euros na conservação do Mercado Cultural

Câmara de Braga vai investir 480 mil euros na conservação do Mercado Cultural
| Norte
Porto Canal / Agências

O município de Braga vai investir, em 2023, cerca de 480 mil euros na reabilitação do Mercado Cultural do Carandá, para resolver os “problemas estruturais” do edifício, anunciou esta segunda-feira o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Ricardo Rio, a intervenção começará pelo espaço ocupado pela Arte Total, uma estrutura privada especializada nas áreas da educação e produção artística.

“O problema principal está ao nível das coberturas”, referiu, admitindo que as infiltrações de água podem provocar uma explosão.

Para esta intervenção, estão previstos 80 mil euros.

Para meados do ano, serão investidos mais 400 mil euros no resto do edifício.

A situação do edifício foi levada à reunião de esta segunda-feira do executivo pela bancada do PS, que criticou a falta de manutenção do edifício, construído há cerca de 30 anos.

O vereador socialista Artur Feio disse que as infiltrações “podem fazer explodir o quadro elétrico” e que o chão “está todo levantado”, pondo em causa a atividade da Arte Total.

“Há baldes por todo o lado”, referiu, criticando o alegado abandono a que a Câmara tem votado aquele que é “um espaço âncora” da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Mercado Cultural do Carandá resultou da reconversão e adaptação do antigo mercado municipal, num projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura.

A transformação já foi premiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Desenhado nos anos 80 do século XX por Souto Moura, o Mercado do Carandá foi construído no coração de Braga, mas foi progressivamente ficando “abafado” por vários equipamentos que nasceram à sua volta, de que se destacam uma escola, um centro de saúde e a mais conhecida discoteca da cidade.

A zona registou, igualmente, um grande crescimento imobiliário.

A câmara decidiu, por isso, reinstalar o mercado noutro local e criar no Carandá um polo de cultura.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.