Atrasos nas obras de metro do Porto evidenciam problemas no setor da construção

| Porto
Porto Canal

“A causa principal dos atrasos na obra do metro do Porto é a grande quantidade de trabalhadores não qualificados”, denuncia Albano Ribeiro, do Sindicato da Construção de Portugal, que avança já ter pedido audiência com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em causa estão os atrasos das obras de metro do Porto, que levaram inclusive o presidente da Câmara Municipal a fazer um ultimato à administração da Metro, pelos 215 dias de atraso na linha Rosa e no metrobus da Boavista, recusando assim autorizar novas empreitadas até à conclusão da linha mencionada.

Depois da notícia avançada na passada sexta-feira (11 de novembro), chega a vez da Construção desvendar os principais problemas que estão a implicar os sucessivos atrasos numa das maiores obras do norte do país.

Para Albano Ribeiro, do Sindicato da Construção de Portugal, além das características arqueológicas da cidade, o problema reside, essencialmente, na falta de mão de obra qualificada. Entre operários e quadros superiores, diz o dirigente sindical que estão cerca de 800 trabalhadores alocados às obras do metro, a maior parte sem qualquer experiência prévia no setor da construção.

As condições precárias e os baixos salários já fizeram com que mais de 300 mil trabalhadores abandonassem o setor em Portugal, o que levou o Sindicato a pedir uma audiência com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a fim de encontrar solução para o setor.

A alternativa, diz o sindicalista, passa pelos centros de formação, que deveriam voltar a qualificar pessoal, para um setor cada vez mais envelhecido.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto distingue 75 alunos “de excelência”

A Câmara do Porto distinguiu 75 alunos no âmbito da 15ª edição do Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência. Os estudantes em questão foram reconhecidos tendo em conta os resultados obtidos nos variados níveis de ensino, ou seja, do 1º ciclo ao ensino secundário e profissional.

Profissionais de educação recebidos em apoteose no Aeroporto do Porto

Os cerca de 50 profissionais da educação, que foram ao Parlamento Europeu pedir melhores condições de trabalho, foram recebidos, esta tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro por dezenas de professores.

Greta K dá entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias

O Navio Greta K já deu entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias. O navio-tanque incendiou-se ao largo do Porto no dia 21.