Natal está a chegar à cidade do Porto. Ruas enchem-se de luz a partir do dia 30 de novembro

Natal está a chegar à cidade do Porto. Ruas enchem-se de luz a partir do dia 30 de novembro
| Porto
Porto Canal

Na cidade do Porto já são evidentes os preparativos para a entrada na época natalícia. As luzes de Natal chegam às ruas a partir do dia 30 de novembro e irão permanecer até ao dia 7 de janeiro, depois do Dia de Reis. 

A decoração promovida pela Associação dos Comerciantes do Porto com o apoio da Câmara Municipal vai iluminar as ruas da cidade 'Invicta' de domingo a quinta-feira, entre as 18h e as 23h. Sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, o horário alargar-se-á até à meia noite.

Nos últimos dois anos, as iluminações percorreram 82 ruas, praças e jardins da cidade do Porto, tendo sido precisas mais de 2,5 milhões de micro lâmpadas LED de baixo consumo.

Segundo a autarquia “as iluminações de Natal da cidade do Porto assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, constituindo uma tradição enraizada e muito apreciada por todos aqueles que nela vivem e trabalham, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que todos os anos visitam a cidade nessa época”.

Este ano, a aposta nas luzes de baixo consumo vai continuar, mas em maior escala. “Em 2022, em plena retoma da atividade económica prevê-se um incremento no número de locais a abranger, do número de lâmpadas instaladas e da quantidade e qualidade de peças e enfeites ornamentais”.

A autarquia atribuiu um apoio de 600 mil euros à Associação dos Comerciantes do Porto. A associação afirma que as micro lâmpadas LED de baixo consumo vão permitir “uma redução do consumo energético em cerca de 30%, face aos anos anteriores”.

 

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.