Três investigadores da U.Porto premiados com Bolsas Fulbright em projetos de sustentabilidade e inovação em saúde

Três investigadores da U.Porto premiados com Bolsas Fulbright em projetos de sustentabilidade e inovação em saúde
Ana Sofia dos Santos, João Matos e Rui Ribeiro vão rumar aos Estados Unidos para desenvolver as suas competências de investigação / Fonte: noticias.up.pt
| Porto
Porto Canal

Três investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foram distinguidos com Bolsas Fulbright para a Investigação. Ana Sofia Gorito dos Santos, Rui Ribeiro e João Matos seguem agora para os Estados Unidos, onde irão desenvolver as suas competências de investigação científica.

Ao portal de notícias da Universidade do Porto, Ana Sofia Gorito dos Santos, estudante de doutoramento em Engenharia Química e Biológica, na FEUP, explicou o seu projeto de inovação sobre catalisadores: “Um catalisador tem como função promover e conduzir uma reação específica de forma a obter os produtos de reação desejados com a minimização dos subprodutos indesejados. No caso específico da aplicação de catalisadores no tratamento de águas procuramos que estes acelerem a degradação de poluentes que possam estar presentes ou convertam estas espécies indesejáveis em compostos ambientalmente mais compatíveis”

Ao abrigo da Bolsa Fulbright, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, investigadora irá aprofundar conhecimentos na Universidade do Texas, em Austin, por um período de seis meses, como investigadora visitante.

O projeto de de Ana Sofia Gorito dos Santos visa desenvolvimento de uma tecnologia catalítica inovadora para a eliminação simultânea de poluentes orgânicos e inorgânicos presentes na água.

Já Rui Ribeiro está de partida para o City College of New York, onde o investigador doutorado do Laboratório de Processos de Separação e Reação (LSRE-LCM, da FEUP) irá desenvolver o seu trabalho em torno do desenvolvimento de materiais à base de carbono para aplicações ambientais e de conversão eletroquímica de energia.

Também por seis meses, o académico irá integrar a equipa de investigação liderada pela professora Teresa Bandosz, e terá como objetivo desenvolver catalisadores mais sustentáveis à base de carbono.

À U.Porto, Rui Ribeiro explica que “a médio-longo prazo, esta tecnologia poderá fazer de Portugal um País exportador de energia elétrica – com todas as vantagens económicas adjacentes – e a população poderá usufruir da melhoria da qualidade do ar inerente à menor utilização de combustíveis fósseis.” O investigador destaca ainda “a oportunidade de viver e ser um embaixador da cultura portuguesa na vibrante e cosmopolita cidade conhecida como capital (multicultural) do Mundo”.

João Matos é estudante de mestrado em Engenharia Biomética e vai desenvolver a sua tese no Laboratório de Fisiologia Computacional, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais prestigiados do mundo.

Durante a sua estada no MIT, o estudante vai dedicar-se ao desenvolvimento, modularidade e automatização das bases de dados de Informação médica disponíveis ao público em Cuidados Intensivos. Segundo João Matos, o projeto “é da maior relevância no contexto da investigação reprodutível, diminuindo as barreiras ao acesso aos dados de saúde globais.”

João Matos procura reunir a inteligência artificial e os dados clínicos, alimentando uma revolução universal de apoio à decisão médica, com vista à qualificação da saúde e da vida das pessoas.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Câmara do Porto discute apoiar obras em residência da FAP na baixa da cidade 

A Câmara do Porto vota na segunda-feira a atribuição de um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para a realização de obras na residência universitária que, localizada na Rua da Banharia, abriu portas no início deste ano letivo.

Executivo do Porto discute acordo para avançar com obras na Escola Infante D. Henrique

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar um acordo com a Construção Pública para avançar com a transmissão dos direitos patrimoniais e o projeto de modernização da Escola Secundária Infante D. Henrique.