Projeto quer encontrar alternativas "mais limpas" para mitigar poluição do ar interior

Projeto quer encontrar alternativas "mais limpas" para mitigar poluição do ar interior
| Porto
Porto Canal/ Agências

O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, integra um projeto que visa encontrar "alternativas mais limpas" para mitigar a exposição à poluição do ar em ambientes interiores.

Em comunicado, o instituto do Porto adianta que 15 parceiros de oito países europeus vão procurar encontrar alternativas para "combater a exposição à poluição do ar em ambientes interiores".

"As pessoas passam cerca de 80% a 90% do seu tempo em ambientes interiores, pelo que a qualidade do ar é um fator importante para a saúde pública e uma preocupação a nível europeu", salienta o INEGI.

A primeira fase do estudo contempla mais de 200 habitações e famílias com crianças pequenas em Portugal, Suécia, Estónia, Reino Unido, Holanda, Itália e República Checa.

Citada no comunicado, a investigadora responsável pelo projeto no INEGI, Marta Gabriel, esclarece que, recorrendo a metodologias de baixo custo como sensores, amostragem passiva e biomonitorização na urina, a equipa vai "determinar o grau de exposição a agentes agressores ambientais" a que as famílias estão sujeitas.

"Vamos prestar especial atenção a bebés e crianças pequenas, já que constituem grupos particularmente vulneráveis e passam muito do seu tempo no ambiente da habitação", acrescenta.

Posteriormente, a equipa vai identificar as fontes responsáveis pela poluição do ar, como os materiais de construção, materiais usados no mobiliário, produtos de limpeza, para "identificar alternativas".

Os investigadores vão também estudar potenciais soluções tecnológicas e mudanças comportamentais para "reduzir os riscos para a saúde".

O intuito do projeto, intitulado INQUIRE, é "dar suporte científico a decisores políticos e entidades reguladoras", permitindo uma tomada de decisão informada, bem como a implementação de medidas eficazes para proteger a saúde dos cidadãos.

A iniciativa "apoiará a inovação nas políticas ambientais e de saúde da União Europeia, bem como o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, do Plano de Ação da para uma Ambição de Poluição Zero, da estratégia europeia para os produtos químicos num contexto de sustentabilidade, e das ações relacionadas da Organização Mundial de Saúde na Europa", acrescenta Marta Gabriel.

O projeto INQUIRE - Identification of chemical and biological determinants, their sources, and strategies to promote healthier homes in Europe é cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.