Braga vai apoiar as famílias com 2500 euros para aquecerem as suas casas

Braga vai apoiar as famílias com 2500 euros para aquecerem as suas casas
| Norte
Porto Canal

O programa municipal de combate à pobreza energética das habitações do concelho foi esta quarta-feira anunciado pela Câmara Municipal de Braga.

O executivo tem o objetivo de tornar mais eficientes as habitações das famílias do concelho, num investimento até 500 mil euros que prevê a atribuição de um 'voucher' de 2500 euros por agregado familiar. O programa será implementado ao longo do próximo ano, e prevê “a substituição de janelas e portas não eficientes por janelas de classe energética A, a aplicação de isolamento térmico, ou a instalação de bombas de calor, sistemas solares térmicos e painéis fotovoltaicos nas habitações do concelho”.

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou que o programa “reflete o sentido de responsabilidade” do município para com uma franja da população mais desfavorecida e surge numa altura particularmente crítica, com o agravamento dos custos da energia. “Este é um programa que tem impacto imediato e duradouro”, ressalvou o autarca, destacando que se trata de mais uma iniciativa de cariz social, mas também um contributo “para a defesa da sustentabilidade” do concelho.

Numa fase inicial, o programa será implementado até ao final de 2023, podendo vir a ser reforçado em futuros orçamentos municipais se a procura assim o justificar. Estão abrangidas pelo programa as famílias que beneficiam da tarifa social da energia elétrica, sendo que cada uma poderá beneficiar de um apoio máximo de 2.500 euros, mediante candidatura.

O ‘voucher’ atribuído terá de ser usado num dos fornecedores que constam de uma lista elaborada pela Associação Empresarial de Braga, parceira do município no programa.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.