Nova ETAR de Braga vai custar 30 ME e estará pronta em finais de 2023

Nova ETAR de Braga vai custar 30 ME e estará pronta em finais de 2023
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa municipal de Braga Agere recebeu na terça-feira luz verde do Tribunal de Contas para consignar, por 30 milhões de euros, a empreitada de construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do concelho, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Agere acrescenta que a empreitada deverá estar concluída em finais de 2023.

A empreitada inclui a construção da ETAR e do emissário que transportará o efluente até à estação.

“O investimento visa o reforço do Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Município de Braga e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade das massas de água”, refere a Agere.

Para a empresa, trata-se de um investimento “prioritário”, que permitirá aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga e reforçar substancialmente a capacidade de tratamento instalada.

Permitirá ainda a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), mantendo-se, no entanto, a interligação entre os sistemas, o que permitirá “corrigir definitivamente os problemas atuais existentes”.

A nova ETAR terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200 mil habitantes equivalentes, e, segundo a Agere, “irá eliminar as atuais descargas indevidas, constituindo, em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Diretiva Águas Residuais Urbanas no respetivo sistema”.

“Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública”, sublinha a empresa.

O investimento será comparticipado por fundos comunitários em 9 milhões de euros e “será realizado sem qualquer repercussão no tarifário da empresa” nos próximos anos.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.