Centros de saúde poderão ser geridos pelo setor privado. Ministro da Saúde admite legislar

Centros de saúde poderão ser geridos pelo setor privado. Ministro da Saúde admite legislar
| Política
Porto Canal

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, admitiu na passada terça-feira apresentar medidas para permitir a criação de centros de saúde geridos pelo setor privado ou social. Esta será uma das medidas da nova equipa do Serviço Nacional de Saúde debatida na audição conjunta nas comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e Saúde, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, que tem votação final global agendada para 25 de novembro.

Com o objetivo de melhorar o acesso dos portugueses à saúde nas regiões mais carenciadas de médicos de família, Manuel Pizarro afirmou que serão apresentadas medidas estruturais e conjunturais para aumentar o acesso dos utentes aos cuidados primários. 

Esta decisão de legislar para que estas unidades possam funcionar através do setor privado ou social foi questionada pelo Bloco de Esquerda. A deputada Catarina Martins, acusou Manuel Pizarro de querer privatizar esta área da saúde. "É a entrega a empresas privadas dos cuidados de saúde primários", disse a deputada bloquista.

Em resposta, o ministro da Saúde garantiu que será uma solução para "um período transitório" e apenas para "algumas localidades". 

Relativamente ao impacto das carreiras médicas, Manuel Pizarro, referiu que está com expectativa de que "algumas das negociações em curso" tenham efeitos ainda em 2022. O Governo e as estruturas sindicais da administração pública reúnem-se esta quarta-feira para discutirem as valorizações salariais das carreiras gerais de técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais e de algumas carreiras especiais.

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.