Universidade de Aveiro é reconhecida pelo mérito dos estudantes

Universidade de Aveiro é reconhecida pelo mérito dos estudantes
| Norte
Porto Canal

Três estudantes da Universidade de Aveiro foram reconhecidos pela bolsa de Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian. A bolsa abrangeu no total 70 estudantes portugueses nas áreas de Biologia, Física, Química, Humanidades e Ciências Sociais.

Ana Carolina Pinto, Bernardo Gomes e Helena Rodrigues, foram os três bolseiros da universidade de Aveiro, ligados às áreas de Química, Matemática e Humanidades. Com o prémio, os estudantes poderão desenvolver um projeto de investigação na área de estudo na qual se inserem.

A bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian pretende detetar e apoiar o talento dos estudantes do ensino superior português procurando promover o talento de cada um.

A Faculdade de Aveiro apresentou os três premiados. Ana Carolina Pinto, estudante do 2º ano da Licenciatura de Bioquímica pretende fazer no seu trabalho de investigação “testes a células presentes no cancro da bexiga para depois desenvolver um fármaco que possa ajudar no combate a esta doença.”

Bernardo Gomes frequenta o 2º ano da Licenciatura em Matemática e com a bolsa vai “desenvolver um projeto de investigação na área da análise matemática.”

A terceira estudante, Helena Rodrigues, aluna do 2º ano da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, pretende desenvolver um projeto relacionada com o estudo da violência na Literatura Contemporânea.

As bolsas Gulbenkian Novos Talentos destinam-se a alunos do 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura ou de mestrado integrado, ou no 1.º ano de cursos de mestrado, que estudem numa instituição de ensino superior portuguesa e que registem uma média igual ou superior a 17 valores.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.