Primeira tradução chinesa de Alberto Caeiro lançada em agosto em Xangai

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 02 jul (Lusa) - A primeira tradução chinesa dos poemas e ensaios de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, vai ser lançada este verão em Xangai, com uma tiragem de cinco mil exemplares, disse hoje à agência Lusa fonte da editora.

Inicialmente previsto para maio, o lançamento coincide com a Feira do Livro de Xangai, que decorrerá de 14 a 20 de agosto na maior e mais cosmopolita cidade chinesa.

"Para um livro de poesia, a tiragem desta primeira edição pode ser considerada boa", referiu a mesma fonte.

O livro, com cerca de 300 páginas, inclui um prefácio assinado por Ricardo Reis, outro heterónimo de Pessoa.

"Alberto Caeiro é a matriz dos outros heterónimos e a base dos fundamentos filosóficos de Fernando Pessoa", realçou à agência Lusa a tradutora, Min Xuefei.

A publicação assinala o início de uma coleção dedicada ao poeta português, estando já previsto também um volume com os poemas de Ricardo Reis e uma nova tradução de "O Livro do Desassossego", a mais conhecida obra de Pessoa na China, mas traduzida a partir da versão em inglês.

A referida coleção será editada pela Commercial Press, uma das mais antigas editoras chinesa, fundada em Xangai em 1897 e conhecida sobretudo pelos seus dicionários.

Min Xuefei, a tradutora, de 35 anos, é professora de português na Beida (Universidade de Pequim).

Numa entrevista concedida em fevereiro passado à Lusa, Min Xuefei considerou Fernando Pessoa "um autor universal" e afirmou que a "filosofia" do poeta português "por vezes faz lembrar o taoismo e o budismo".

"Já mostrei a tradução [dos poemas de Alberto Caeiro] a alguns poetas chineses e eles gostaram muito", disse.

AC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.