Relatório final dos estaleiros de Viana aprovado sob acusações de "branqueamento"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O relatório final da comissão de inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foi hoje aprovado na especialidade, com os votos contra da oposição, que acusou a maioria de branquear o papel do atual Governo.

As 81 conclusões do relatório foram aprovadas com os votos favoráveis do PSD/CDS-PP e contra do PCP, PS e BE, depois de ter sido incorporadas algumas propostas de alteração dos deputados socialistas, e rejeitadas, em bloco, pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS, as propostas de alteração do PCP e do BE.

O relatório incluiu uma proposta de alteração do PS, aprovada por unanimidade, sugerindo uma "investigação judicial" por não ter ficado "esclarecido qual o interesse económico na relação contratual da ENVC com a Portbridge Engeneering, "cujo grau de intervenção foi apenas a subcontratação da Petrobalt", gabinete de projeto russo, contratado para desenhar o navio Atlântida.

A versão final do relatório será, após a discussão e votação em plenário, quinta-feira, enviado à Procuradoria Geral da República.

O PS votou contra a maioria das conclusões relacionadas com o negócio do navio Atlântida, encomendado aos ENVC e rejeitado pela empresa pública açoriana Atlanticoline, por incumprimento dos requisitos da velocidade.

Sobre o acordo arbitral feito à época entre o Governo da República e o dos Açores, "não ficou claro" porque é que os ENVC não defenderam a sua posição contratual e cedeu "em toda a linha" aos interesses da Atlanticoline. Esta conclusão foi aprovada com os votos contra do PS.

No final, o deputado do PS Rui Paulo Figueiredo lamentou que a relatora, Angela Guerra, não tenha aceite propostas que considerou "factuais", afirmando que "houve um branqueamento de tudo aquilo que podia beliscar o Governo em funções".

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.