PSP propõe ao Governo fecho de esquadras no Porto e Lisboa para pôr mais agentes na rua

| País
Porto Canal

O Diretor Nacional da PSP veio confirmar as possíveis mudanças na organização dos comandos metropolitanos avançadas em primeira mão, pelo Porto Canal, há três meses.

Segundo sabe o Porto Canal, a proposta do Diretor Nacional da PSP já estará nas mãos do ministro da Administração Interna.

Em entrevista ao jornal 'Público', o Diretor Nacional da PSP garantiu que "nas juntas de freguesia que, eventualmente, deixem de ter instalações policiais na sua área" será colocado um polícia em horário normal de expediente". 

Em julho, o Porto Canal ficou a saber que o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, exigiu já à Direção Nacional da PSP que acelere o plano de reestruturação da PSP na invicta e em Lisboa. O objetivo é colocar mais agentes em patrulhas na rua e, para isso, está a ser pensada a criação de uma “super esquadra” no Porto e outra em Gaia, onde os meios serão concentrados. A prioridade é libertar mais policias para a rua, mas pode implicar o fecho de esquadras e uma nova forma de policiamento no comando metropolitano da invicta. O plano é criar esquadras com funções específicas, como atendimento ao público e outras valências, o que poderá obrigar a população a mudar de concelho para poder apresentar queixas.

A verdade é que José Luís Carneiro insistiu que não faltam policias em Portugal e deu exemplos do rácio de agentes por cada 100 mil habitantes em que Portugal lidera, pelos números do ministro.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".