Águeda quer atrair investidores para habitação a custos controlados

Águeda quer atrair investidores para habitação a custos controlados
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Águeda revelou esta segunda-feira que vai avançar com dois empreendimentos de habitação a custos controlados, com meia centena de fogos cada um, e criar uma bolsa de terrenos para atrair investidores.

“O município prevê a aquisição de terrenos e construção de dois empreendimentos em regime de habitação a custos controlados, um de 50 e outro de 49 fogos habitacionais”, refere uma nota da autarquia, a propósito da aprovação, pelo executivo municipal da Estratégia Local de Habitação (ELH).

De acordo com a mesma fonte, o município pretende também criar uma bolsa de terrenos para atrair investidores para o mercado de habitação, com vista à construção a custos controlados.

No documento aprovado pela câmara figuram outras medidas como o arrendamento de habitações para subarrendamento, a reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e a aquisição de frações ou de prédios degradados para posterior reabilitação.

A autarquia prevê atribuir benefícios e incentivos à reabilitação urbana e criar um programa de estímulo ao arrendamento, procurando mobilizar os proprietários, “incentivando os que disponibilizem alojamentos para arrendamento e penalizando os casos de degradação, abandono e fogos fechados e sem utilização.

Entre as medidas previstas na ELH está ainda “a promoção da reabilitação de habitação própria, de imóveis de agregados familiares que se encontram em comprovada situação de carência habitacional e financeira, podendo os proprietários contar com a equipa técnica da autarquia para orientar processos de apresentação de candidaturas a apoios”.

A Câmara de Águeda vai também continuar com as medidas de apoio ao arrendamento a famílias carenciadas, bem como com os programas de apoio a entidades sociais e de acompanhamento e inclusão social.

A Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada em reunião de câmara, “é um documento orientador na área da política de habitação para o concelho de Águeda, que identifica as necessidades habitacionais e respetivas soluções a implementar nos próximos anos, perspetivando um investimento global de mais de 30 milhões de euros”.

“Conscientes da realidade e necessidade de habitação no concelho, estamos a trabalhar em respostas e soluções desde há muito tempo, captando investimento e desbloqueando situações antigas no quadro da reestruturação da gestão urbanística municipal”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

O documento, que deverá ainda ser discutido e aprovado em Assembleia Municipal, tem definido um horizonte temporal de intervenção e de investimento até 2027.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.