Águas do Norte com obras de 2,8 ME em Arouca para abastecimento e drenagem

Águas do Norte com obras de 2,8 ME em Arouca para abastecimento e drenagem
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa Águas do Norte, concessionária do abastecimento de água em Arouca, anunciou esta segunda-feira obras de 2,8 milhões de euros para alargar a rede e melhorar o sistema de saneamento nesse concelho do distrito de Aveiro.

Adjudicada à empresa Construções Carlos Pinho Lda., a empreitada de construção e reabilitação já está em curso desde o dia 18 e visa construir sete quilómetros de redes de abastecimento de água, assim como criar 12 quilómetros de canais de saneamento de águas residuais, edificar duas estações elevatórias para as mesmas e implementar 386 ramais domiciliários nesse contexto.

Segundo a empresa, o conjunto da intervenção permitirá “disponibilizar a parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água”, o que conduzirá a “uma melhoria significativa da sua qualidade de vida” e também ajudará à “preservação do meio ambiente”.

Os trabalhos vão incidir nas freguesias de Santa Eulália, Chave, Arouca e Burgo, e abrangem operações de construção civil, instalação de estruturas elétricas e eletromecânicas, e implementação de sistemas de telecomunicações e telegestão.

A obra tem um prazo de execução de 455 dias e é financiada em 1,6 milhões de euros, na componente estritamente relacionada com as infraestruturas de saneamento de águas residuais.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, adiantou à Lusa que já estão previstas outras intervenções de reforço das redes de água e de saneamento.

“Estamos preparados para lançar novas empreitadas de investimento na rede de saneamento, a curto prazo, para alargar a cobertura a outras freguesias, uma vez que já dispomos dos projetos de execução aprovados. O investimento total é superior a 2,5 milhões de euros e a sua concretização só está pendente da abertura de novos avisos de financiamento comunitário”, explica.

O objetivo da autarca socialista é “continuar a pressionar a Águas do Norte para [o município de Arouca] conseguir convergir para as taxas de cobertura de água e saneamento da região Norte”, no que será “fundamental”, contudo, “que o próximo período de programação de fundos estruturais assegure a continuidade do trabalho que está a ser feito nestas infraestruturas básicas – essenciais à valorização e qualidade ambiental de territórios de baixa densidade”.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.