Bolsa em baixa arrastada pela queda das cotadas do grupo Espírito Santo e PT

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jul (Lusa) - O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje de manhã em baixa, a descer 0,83%, arrastado pela queda das cotações do Espiríto Santo Financial Group (ESFG), BES e Portugal Telecom (PT).

Cerca das 09:25, o PSI20 estava a descer 0,83% para 6.456,06 pontos, com 18 cotadas a negociarem em terreno negativo e apenas duas a subirem (Galp e Impresa).

As ações do Espírito Santo Financial Group, da PT e do BES eram as que registavam maiores desvalorizações, estando a cair 12,63%, 7,51% e 5,74%, respetivamente.

As cotações do Espírito Santo Financial Group, PT e BES estavam a valer 1,261 euros, 1,958 euros e 0,608 euros, respetivamente.

As ações do ESFG e do BES têm estado muito voláteis nas últimas semanas devido, dadas as alterações em curso na gestão do grupo, que vão passar pela saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva, e com informações que apontam para problemas financeiros no seio da 'holding'.

No final da sessão de segunda-feira, as ações do BES já tinham desvalorizado 19% desde que a saída de Ricardo Salgado da presidência executiva do banco foi oficialmente anunciada, o que se traduz numa redução de 934 milhões de euros da sua capitalização bolsista.

O ESFG anunciou no sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro. O principal acionista do BES aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional Paulo Mota Pinto para o cargo de presidente do Conselho de Administração do banco.

As ações da PT começaram a cair depois de ter sido conhecido que a empresa investiu vários milhões de euros numa empresa detida pelo grupo Espírito Santo.

A PT subscreveu, através de duas subsidiárias, um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), que vencem em meados de julho.

Hoje, ao contrário, os 'papéis' da Galp Energia e da Impresa eram os únicos que estavam a subir, estando a valorizar-se 0,51% e 0,47% e a cortar-se a 12,87 euros e 1,50 euros.

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje sem tendência definida, depois de a China ter anunciado uma queda da inflação em junho.

MC (DN) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.