Mau tempo. Porto e Braga em aviso vermelho

Mau tempo. Porto e Braga em aviso vermelho
| Norte
Porto Canal

Os distritos do Porto e Braga estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva, até às 09h00 desta quarta-feira, passando depois a amarelo até às 21h00.

O IPMA emitiu também para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21h00 de quarta-feira devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

Sob aviso amarelo por causa do vento vão estar os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 12h00 de quarta-feira, e depois entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 03h00 de quinta-feira e as 03h00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na terça-feira para o risco de inundações quarta-feira e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro, devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.

Num aviso dirigido à população, a ANEPC recomenda, em especial nas zonas mais vulneráveis, a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".

Segundo a ANEPC, devido às previsões meteorológicas, há possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de água da chuva por "obstrução dos sistemas de escoamento" e risco de cheias "potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

A Proteção Civil alertou ainda para o risco de deslizamentos de terra e derrocadas, contaminação de fontes de água potável por "inertes resultantes de incêndios florestais", desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas e arrastamento de objetos soltos para as estradas devido ao vento forte.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) desaconselhou na terça-feira atividades à beira-mar, nomeadamente em molhes, arribas e praias, devido ao "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima entre a próxima madrugada e a de sexta-feira.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.