Aberto concurso para sistemas de carregamento de novo "ferry" elétrico de Aveiro

Aberto concurso para sistemas de carregamento de novo "ferry" elétrico de Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Aveiro lançou um concurso para os sistemas de carregamento elétrico do novo “ferryboat”, que irá ligar São Jacinto ao Forte da Barra, segundo anúncio esta segunda-feira publicado em Diário da República

O concurso tem como valor base 1,33 milhões de euros, devendo os sistemas de carregamento para os cais de São Jacinto e do Forte da Barra serem instalados no prazo de seis meses.

Os sistemas de carregamento irão ser implantados em plataformas específicas instaladas junto aos cais de atracação em São Jacinto, Aveiro, e no Forte da Barra, Ílhavo.

Em reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, fez saber que os sistemas poderão ser operados por modo automático ou manualmente, considerando esse um fator “por demais importante na operacionalidade das travessias e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro”.

O novo ferryboat, 100% elétrico, é a primeira embarcação com essa característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal e está a ser construída pelo Grupo ETE para a Câmara de Aveiro, num investimento que deverá rondar os oito milhões de euros.

Segundo a autarquia, o navio “vai contribuir com zero emissões de CO2, o que permitirá a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético”.

Comparativamente com o atual “ferry” que faz a travessia, a nova embarcação reforça a capacidade de transporte de viaturas em 30 por cento e de passageiros em 90 por cento.

+ notícias: Norte

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.