O que se sabe do Orçamento do Estado para 2023?

| Política
Porto Canal

Aumento do salário mínimo nacional, das pensões e dos vencimentos da Função Pública são algumas das propostas que o Primeiro-ministro quis discutir em sede de concertação social antes da apresentação do  Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

No salário mínimo nacional está previsto o aumento de mais 10 euros do que era suposto, ou seja, poderá passar dos atuais 705 euros para os 760 euros já a partir de janeiro de 2023. O objetivo é chegar aos 900 euros em 2026.

Já para os trabalhadores da Função Pública poderão haver também boas notícias. Se o Governo avançar com o aumento salarial de 52 euros por ano até 2026, o ainda hipotético aumento anual mínimo para a Função Pública pode variar entre os oito por centro para a remuneração mais baixa da tabela, que é de 705 euros e dois por cento para os rendimentos a partir de 2.570 euros.

O próprio Primeiro-ministro quis chegar a um entendimento com os parceiros antes de segunda-feira, dia que em a proposta do Orçamento do Estado irá ser entregue ao Parlamento. objetivo é incluir as medidas no documento do Governo.

Em matéria fiscal, é estimada uma atualização dos escalões do IRS com base em aumentos de 5,1 por cento das remunerações dos trabalhadores. Assim como uma majoração, em sede de IRC, em 50% dos custos com valorização salarial.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.