Universidade do Porto revela tesouro escondido da pintora Aurélia de Souza

Universidade do Porto revela tesouro escondido da pintora Aurélia de Souza
| Porto
Porto Canal

Há mais de 80 anos que cerca de 70 aguarelas inéditas da artista portuense estavam “perdidas” num conjunto de envelopes que foram doados à Universidade do Porto em 1920. Só em 2019 é que a instituição identificou estas peças de arte como sendo da pintora Aurélia de Sou

Rita Gaspar, curadora do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, revela que não queria acreditar que tantas aguarelas da artista, elaboradas por encomenda no final do século XIX para a revista Portugália, estavam entre o espólio da publicação.

“O nosso objetivo é, evidentemente, proporcionar o acesso à comunidade com esta exposição que está inserida na evocação do centenário da morte de Aurélia de Souza”, revela Rita Gaspar.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As ilustrações, que representam peças de olaria, foram agora resgatadas do vasto arquivo da Universidade do Porto e já podem ser contempladas na Casa Comum da Reitoria da instituição. No espaço estão ainda mais de 25 exemplares do figurado de Barcelos, também fruto de doações à universidade, na maioria, da valiosa coleção do arquiteto da cidade Invicta, Alexandre Alves Costa.

Segundo a curadora do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, “para a instituição o valor (destas peças de arte) é efetivamente artístico e científico, sendo incalculável sempre”.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.