Marcelo anuncia próxima reunião do Grupo de Arraiolos para 05 e 06 de outubro no Porto

Marcelo anuncia próxima reunião do Grupo de Arraiolos para 05 e 06 de outubro no Porto
| Política
Porto Canal / Agências

O Presidente da República anunciou esta quinta-feira que a 18.ª reunião do Grupo de Arraiolos, que junta anualmente chefes de Estado não executivos da União Europeia, se irá realizar em 05 e 06 de outubro do próximo ano, no Porto.

Marcelo Rebelo de Sousa falava numa declaração à comunicação social, no final do 17.º encontro do Grupo de Arraiolos, que juntou em Malta doze chefes de Estado não executivos da União Europeia.

Apesar de já estar decidido que a próxima reunião deste Grupo seria em Portugal -- como forma de assinalar os 20 anos da iniciativa lançada em 2003 na vila alentejana de Arraiolos pelo então Presidente da República Jorge Sampaio -, não eram conhecidas as datas e o local.

A reunião coincidirá assim, em parte, com as celebrações do aniversário da Implantação da República em Portugal.

"Celebraremos os 20 anos deste Grupo e vamos fazê-lo em 05 e 06 de outubro, no Porto, no norte de Portugal. Nessa altura, esperamos fazê-lo sem pandemia, sem guerra. Uma guerra terminada com uma vitória da justiça, do direito internacional, dos direitos humanos, da democracia, da liberdade e da democracia", disse, numa referência à ofensiva militar lançada pela Rússia contra a Ucrânia.

+ notícias: Política

António Costa confirma presença no Qatar para assistir aos oitavos de final

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta sexta-feira que estará presente no próximo jogo da seleção nacional de futebol no campeonato mundial, no Qatar, durante os oitavos de final.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Deputados chumbam gratuitidade de manuais escolares para alunos do privado

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira três projetos de lei, do PSD, Chega e Iniciativa Liberal, que propunham alargar a gratuitidade dos manuais escolares aos alunos dos estabelecimentos de ensino do setor privado e cooperativo.