Aveiro vai avançar com via panorâmica junto à ria

Aveiro vai avançar com via panorâmica junto à ria
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse esta quinta-feira que a via panorâmica junto à ria “é para avançar”, com ou sem o município vizinho de Ílhavo, a que já presidiu.

“Vamos avançar com a via panorâmica e se Ílhavo quiser avançar do seu lado tanto melhor, mas se não o quiser fazer, por razões financeiras, avançaremos do lado de Aveiro até ao fim deste meu mandato”, disse à Lusa Ribau Esteves.

Em abril de 2019, os presidentes dos municípios vizinhos de Aveiro e Ílhavo, respetivamente Ribau Esteves e Fernando Caçoilo, ambos do PSD, assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de projetos “de relevante interesse intermunicipal”, que previa a criação da via panorâmica a ligar as duas cidades.

As últimas eleições autárquicas trouxeram uma mudança política em Ílhavo, onde João Campolargo ganhou a Câmara a Fernando Caçoilo, à frente de um movimento de independentes.

Do lado de Aveiro, a pretensão é prolongar a Rua da Pega, que foi recentemente requalificada, até uma rotunda a construir na Avenida Europa, em Verdemilho, junto ao LIDL.

Do lado de Ílhavo, o traçado foi definido quando Ribau Esteves era ainda presidente daquela autarquia e Fernando Caçoilo o seu vice-presidente, correspondendo à quarta fase da construção da via de cintura externa.

Essa via está já construída até ao Parque de Ciência e Inovação (PCI) e iria entroncar na mesma rotunda, prevista para o limite entre os dois municípios.

A ideia recebeu, em tempos, algumas críticas por o traçado se desenvolver numa zona ambientalmente sensível, mas essas preocupações são afastadas por Ribau Esteves, esclarecendo que não será uma via rápida, mas sim uma via panorâmica, com o perfil idêntico ao da Rua da Pega.

Segundo o autarca de Aveiro, que avançou para o estudo prévio, houve dificuldades colocadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) que estarão ultrapassadas e Aveiro vai avançar com a nova estrada do seu lado.

No seguimento da Rua da Pega, a futura via segue pela ponte do Esteiro do Eiró e junto à ETAR de Santiago segue junto à ria, contornando a elevação da Agra do Crasto, para ligar à Avenida Europa em Verdemilho.

“Vamos avançar do nosso lado, porque a via panorâmica será útil para diminuir a pressão sobre a Avenida Europa e melhorar a acessibilidade àquela zona da cidade, com um perfil em tudo igual à Rua da Pega”, justificou Ribau Esteves.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.