Aveiro vai avançar com via panorâmica junto à ria

Aveiro vai avançar com via panorâmica junto à ria
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse esta quinta-feira que a via panorâmica junto à ria “é para avançar”, com ou sem o município vizinho de Ílhavo, a que já presidiu.

“Vamos avançar com a via panorâmica e se Ílhavo quiser avançar do seu lado tanto melhor, mas se não o quiser fazer, por razões financeiras, avançaremos do lado de Aveiro até ao fim deste meu mandato”, disse à Lusa Ribau Esteves.

Em abril de 2019, os presidentes dos municípios vizinhos de Aveiro e Ílhavo, respetivamente Ribau Esteves e Fernando Caçoilo, ambos do PSD, assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de projetos “de relevante interesse intermunicipal”, que previa a criação da via panorâmica a ligar as duas cidades.

As últimas eleições autárquicas trouxeram uma mudança política em Ílhavo, onde João Campolargo ganhou a Câmara a Fernando Caçoilo, à frente de um movimento de independentes.

Do lado de Aveiro, a pretensão é prolongar a Rua da Pega, que foi recentemente requalificada, até uma rotunda a construir na Avenida Europa, em Verdemilho, junto ao LIDL.

Do lado de Ílhavo, o traçado foi definido quando Ribau Esteves era ainda presidente daquela autarquia e Fernando Caçoilo o seu vice-presidente, correspondendo à quarta fase da construção da via de cintura externa.

Essa via está já construída até ao Parque de Ciência e Inovação (PCI) e iria entroncar na mesma rotunda, prevista para o limite entre os dois municípios.

A ideia recebeu, em tempos, algumas críticas por o traçado se desenvolver numa zona ambientalmente sensível, mas essas preocupações são afastadas por Ribau Esteves, esclarecendo que não será uma via rápida, mas sim uma via panorâmica, com o perfil idêntico ao da Rua da Pega.

Segundo o autarca de Aveiro, que avançou para o estudo prévio, houve dificuldades colocadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) que estarão ultrapassadas e Aveiro vai avançar com a nova estrada do seu lado.

No seguimento da Rua da Pega, a futura via segue pela ponte do Esteiro do Eiró e junto à ETAR de Santiago segue junto à ria, contornando a elevação da Agra do Crasto, para ligar à Avenida Europa em Verdemilho.

“Vamos avançar do nosso lado, porque a via panorâmica será útil para diminuir a pressão sobre a Avenida Europa e melhorar a acessibilidade àquela zona da cidade, com um perfil em tudo igual à Rua da Pega”, justificou Ribau Esteves.

+ notícias: Norte

Porto Business School entre as melhores escolas de gestão da Europa, de acordo com o Financial Times

Nova SBE, Católica Lisbon School of Business and Economics, Porto Business School, ISEG e Iscte Business School são as cinco escolas portuguesas que fazem parte do top 95 das melhores escolas de gestão da Europa. 

Oliveira de Azeméis vai criar 92 camas para alunos do Ensino Superior

A Cruz Vermelha Portuguesa e Universidade de Aveiro vão investir quase quatro milhões de euros para criar alojamento para 92 alunos que frequentem o ensino superior em Oliveira de Azeméis, revelou esta quinta-feira essa autarquia do distrito de Aveiro.

Circo de Natal está de regresso para animar cerca de sete mil crianças de Braga

O Circo de Natal está de volta a Braga para animar a comunidade educativa e o público em geral. As crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo do concelho voltam a viver a magia do Circo, num momento de profunda alegria nesta época natalícia.