Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar

Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar
| Desporto
Porto Canal

O último número da prestigiada revista francesa Geohistoire é quase integralmente dedicado a Portugal. Ao longo de mais de 100 páginas, a publicação percorre a história de um “pequeno país” com impacto no “destino mundial” e destaca alguns dos principais momentos, lugares e figuras dessa evolução.

A Invicta é descrita como um “bastião do liberalismo” e um “símbolo do progresso” que “construiu uma reputação de resistência”, em contraste com uma Lisboa “mais conservadora”. Entre os locais a visitar são assinalados os “numerosos jardins de Arte Nova, à imagem de Londres”, a Praça da Liberdade e a Foz do Douro.

A propósito de Eusébio, identificado como património de todos” os portugueses, a revista aponta a contribuição para a conquista de onze títulos do Benfica e para o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966. “Símbolo do sucesso do luso-tropicalismo”, o antigo futebolista, acrescenta a Geohistoire, teve uma carreira marcada pela intervenção do ditador António de Oliveira Salazar, que “impediu a sua transferência para o estrangeiro”.

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).

FC Porto (Voleibol): Janaína Vieira renova até 2025

Central de 23 anos está a cumprir a terceira época no Dragão