Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar

Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar
| Desporto
Porto Canal

O último número da prestigiada revista francesa Geohistoire é quase integralmente dedicado a Portugal. Ao longo de mais de 100 páginas, a publicação percorre a história de um “pequeno país” com impacto no “destino mundial” e destaca alguns dos principais momentos, lugares e figuras dessa evolução.

A Invicta é descrita como um “bastião do liberalismo” e um “símbolo do progresso” que “construiu uma reputação de resistência”, em contraste com uma Lisboa “mais conservadora”. Entre os locais a visitar são assinalados os “numerosos jardins de Arte Nova, à imagem de Londres”, a Praça da Liberdade e a Foz do Douro.

A propósito de Eusébio, identificado como património de todos” os portugueses, a revista aponta a contribuição para a conquista de onze títulos do Benfica e para o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966. “Símbolo do sucesso do luso-tropicalismo”, o antigo futebolista, acrescenta a Geohistoire, teve uma carreira marcada pela intervenção do ditador António de Oliveira Salazar, que “impediu a sua transferência para o estrangeiro”.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sessão matinal com vista para Chaves

2.ª jornada da Taça da Liga está agendado para as 19h00 de quinta-feira.

Piers Morgan divulga primeira mensagem de Cristiano Ronaldo após rescindir com o Manchester United

O famoso jornalista britânico, cuja entrevista ao 'craque' português contribuiu para a sua saída dos 'red devils', concedeu este sábado uma entrevista ao jornal The Telegraph, onde divulgou novas informações sobre o caso que abalou o futebol inglês.

Vizela é uma "família" que leva "no coração". As palavras de Álvaro Pacheco na despedida do clube minhoto

O treinador Álvaro Pacheco agradeceu este sábado a "oportunidade" de orientar o Vizela, clube da I Liga portuguesa de futebol onde diz ter encontrado "uma família" que leva "no coração", depois de oficializada a sua saída, na quarta-feira.