Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar

Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar
| Desporto
Porto Canal

O último número da prestigiada revista francesa Geohistoire é quase integralmente dedicado a Portugal. Ao longo de mais de 100 páginas, a publicação percorre a história de um “pequeno país” com impacto no “destino mundial” e destaca alguns dos principais momentos, lugares e figuras dessa evolução.

A Invicta é descrita como um “bastião do liberalismo” e um “símbolo do progresso” que “construiu uma reputação de resistência”, em contraste com uma Lisboa “mais conservadora”. Entre os locais a visitar são assinalados os “numerosos jardins de Arte Nova, à imagem de Londres”, a Praça da Liberdade e a Foz do Douro.

A propósito de Eusébio, identificado como património de todos” os portugueses, a revista aponta a contribuição para a conquista de onze títulos do Benfica e para o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966. “Símbolo do sucesso do luso-tropicalismo”, o antigo futebolista, acrescenta a Geohistoire, teve uma carreira marcada pela intervenção do ditador António de Oliveira Salazar, que “impediu a sua transferência para o estrangeiro”.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube anuncia compra de terrenos para academia na Maia

O FC Porto avançou para a aquisição de 14 hectares de terreno na Maia, onde irá construir a nova Academia do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o administrador financeiro Fernando Gomes marcaram presença na sessão de adjudicação dos 18 lotes pelo valor de 3,4 milhões de euros.

Sérgio Conceição: "O FC Porto tem que lutar por títulos"

Esta quarta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1), FC Porto e Vitória de Guimarães irão discutir a última vaga no Jamor, onde o Sporting já tem lugar garantido, assim que Artur Soares Dias fizer ecoar pelo Estádio do Dragão o apito inicial da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira os portistas venceram por 1-0.

FC Porto (Sub-19): Indomáveis e fatais

Barcelona, Shakhtar Donetsk, Antuérpia, AZ Alkmaar, Mainz. Uma histórica formação de alguns dos melhores craques da história do desporto, um campeão europeu em título e um emblema determinado a surpreender tudo e todos. O FC Porto superou várias provas de fogo no caminho para a final four da Youth League e agora, com os olhos no troféu Lennart Johansson, vai tentar ultrapassar o quinto classificado do campeonato italiano de Sub-19 e o vencedor do duelo entre Olympiacos e Nantes no Colovray Sports Centre, em Nyon.