Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar

Revista francesa associa Porto à liberdade e Eusébio a Salazar
| Desporto
Porto Canal

O último número da prestigiada revista francesa Geohistoire é quase integralmente dedicado a Portugal. Ao longo de mais de 100 páginas, a publicação percorre a história de um “pequeno país” com impacto no “destino mundial” e destaca alguns dos principais momentos, lugares e figuras dessa evolução.

A Invicta é descrita como um “bastião do liberalismo” e um “símbolo do progresso” que “construiu uma reputação de resistência”, em contraste com uma Lisboa “mais conservadora”. Entre os locais a visitar são assinalados os “numerosos jardins de Arte Nova, à imagem de Londres”, a Praça da Liberdade e a Foz do Douro.

A propósito de Eusébio, identificado como património de todos” os portugueses, a revista aponta a contribuição para a conquista de onze títulos do Benfica e para o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966. “Símbolo do sucesso do luso-tropicalismo”, o antigo futebolista, acrescenta a Geohistoire, teve uma carreira marcada pela intervenção do ditador António de Oliveira Salazar, que “impediu a sua transferência para o estrangeiro”.

+ notícias: Desporto

Câmara de Santo Tirso devolve ao Aves Taça de Portugal conquistada em 2017/18

A Câmara Municipal de Santo Tirso devolveu hoje ao Desportivo das Aves o troféu da Taça de Portugal de futebol conquistado em 2017/2018, que a autarquia tinha adquirido em leilão há dois meses, por 30.000 euros.

FC Porto (hóquei em patins): FC Porto vence Riba d’Ave por 4-2 no Dragão Arena

A equipa de hóquei em patins do FC Porto seguiu o exemplo das restantes modalidades e deu por terminado um fim de semana cem por cento vitorioso nos pavilhões onde os Dragões atuaram. Em receção ao Riba d’Ave a contar para a ronda 8 do Nacional, os detentores do título venceram por 4-2 e colaram-se a um Óquei de Barcelos acabado de perder a invencibilidade e a liderança em Alvalade.

Espanha. Jogo amigável com equipas de primeira divisão termina com autêntico festival de pancadaria entre jogadores

O jogo amigável entre o Hearts, da primeira divisão da Escócia, e o Almeria, da primeira divisão espanhola, neste domingo, teve dentro do relvado um autêntico festival de pancadaria entre jogadores alguns minutos antes do intervalo.