Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 

Irão censura triunfo europeu do FC Porto diante do Bayer Leverkusen 
| Desporto
Porto Canal

As autoridades iranianas resolveram censurar o jogo da passada terça-feira entre FC Porto e o Bayer Leverkusen, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que culminou com a vitória dos "Dragões" por duas bolas a zero.

O duelo entre "azuis e brancos" e a formação germância do Bayer Leverkusen, jogo do maior interesse para o público iraniano, tal é a adoração por Mehdi Taremi, acabou por não ser transmitido no país do Médio Oriente, que tem sido palco de profundos disúrbios sociais. 

O governo de Teerão optou por não emitir a partida, uma vez que suspeitava que os adeptos portistas iriam realizar uma homenagem e demonstração de apoio a Taremi e a Mahsa Amini, mulher que morreu enquanto estava sob custódia da polícia religiosa iraniana por não usar o véu adequadamente.

Um cenário que acabou por se verificar já que, à passagem do minuto 9, número que o avançado persa do FC Porto leva nas costas, as bancadas do Dragão exibiram uma bandeira do Irão, num gesto de solidariedade para com Taremi e o povo iraniano, que tem contestado, de forma destemida, a violência religiosa sobre as mulheres. 

A morte da jovem iraniana, de 22 anos, despoletou uma onda de protestos em Teerão, com repercussões por todo o Mundo, levando até alguns jogadores da seleção iraniana a mostrar o seu apoio aos manifestantes.

Mais de 80 pessoas já perderam a vida e milhares de manifestantes já foram detidos, sendo que o acesso à internet foi condicionado pelo Governo iraniano, segundo informa a organização não governamental Iran Human Rights.

+ notícias: Desporto

"Fome Zero": A causa social que o FC Porto levou até à UEFA

A participação da equipa do FC Porto que compete na Youth League na campanha “Fome Zero” é o tema central do projeto social apresentado esta temporada junto da UEFA.

Praça do Dragão ganha vida a partir das 15h do próximo domingo

O FC Porto está de volta ao Estádio do Dragão. O detentor de todos os títulos nacionais vai jogar pela primeira vez nessa condição perante o seu público, quando receber o Vizela, em jogo marcado para as 18 horas deste domingo. A partir das 15, porém, a Praça do Dragão começa a ganhar vida para o melhor aquecimento possível para o grande jogo. A música da Soundbox e as presenças confirmadas do Draco e da Viena são apenas alguns dos pontos de interesse na antecâmara deste duelo da 19.ª jornada da Liga.

FC Porto-Vizela disputa-se a partir das 18h00 de domingo no Estádio do Dragão

O FC Porto voltou nesta sexta-feira ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, para dar seguimento à preparação do jogo com o Vizela (domingo,18h00, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 19.ª jornada do campeonato.