AJM/FC Porto conquista quarta Supertaça feminina de voleibol seguida

AJM/FC Porto conquista quarta Supertaça feminina de voleibol seguida
| Desporto
Porto Canal com fcporto.pt

A AJM/FC Porto, campeã nacional, conquistou hoje pela quarta vez consecutiva a Supertaça feminina de voleibol, ao derrotar o Leixões, vencedor da Taça de Portugal, por 3-2.

Pelo quarto ano consecutivo, a AJM/FC Porto começou a temporada da melhor forma com a conquista da Supertaça. Em Santo Tirso, as portistas tiveram de concretizar uma reviravolta no marcador para vencerem o Leixões na negra (3-2).

A AJM/FC Porto arrancou melhor o jogo e, depois de algum equilíbrio nos primeiros pontos, distanciou-se em cinco pontos no primeiro set, que veio a conquistar com naturalidade graças à superioridade exibida em campo (25-21).

O Leixões, em desvantagem, entrou melhor no segundo jogo e ganhou uma vantagem de 6-2 que obrigou Rui Moreira a pedir um desconto de tempo. Depois da pausa e da análise ao que estava a correr menos bem, as portistas voltaram a todo o gás e passaram para a frente do marcador (14-13). O adiantamento no placar prolongou-se até praticamente ao final do set (24-22), mas uma resposta forte adversária numa altura decisiva carimbou o insucesso das azuis e brancas (26-24) e o empate na partida (1-1).

No modo de cima, o Leixões comandou o terceiro período do encontro, em que se adiantou desde cedo no marcador (7-3). As voleibolistas portistas não estiveram ao nível esperado e acabaram por permitir a reviravolta na final (25-16 e 2-1 para o Leixões). Pressionadas para vencerem o quarto set e contrariarem o bom momento do oponente, as jogadoras de Rui Moreira superaram as dificuldades provocadas pelo adversário no arranque, empataram o jogo a 20 e adiantaram-se no marcador (24-22). No entanto, o Leixões não entregou o empate e travou-se uma luta para a AJM/FC Porto forçar a “negra”. Foi isso mesmo que aconteceu, com as voleibolistas azuis e brancas a superiorizarem-se por 32-30 num momento em que Kyra Holt, em estreia oficial pelas portistas, foi decisiva.

Na hora das decisões, o adversário começou mais forte (3-0), mas a AJM/FC Porto mostrou-se à altura das responsabilidades e completou a reviravolta no placar (5-4), tendo obrigado Miguel Coelho a pedir um desconto de tempo. Com personalidade, coragem e muita ambição, as portistas alargaram a vantagem e conquistaram o primeiro troféu da temporada (15-12), a quarta Supertaça consecutiva para as azuis e brancas.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-LEIXÕES, 3-2
Supertaça
5 de outubro de 2022
Pavilhão Municipal de Santo Tirso

Árbitros: Rui Carvalho e Vítor Gonçalves

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Rita Silva, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renata Colombo, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira

LEIXÕES: Beatriz Basto e Mariana Santos (líberos); Gabriela Coelho, Carolina Costa, Juliana Antunes, Pauline Martin, Carina Moura, Maria Lopes, Melissa Paez, Helena Monteiro, Inês Sousa e Maria Rosas
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 25-21; 24-26; 16-25; 32-30; 15-12

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).