Rússia apodera-se do controlo administrativo de central de Zaporíjia

Rússia apodera-se do controlo administrativo de central de Zaporíjia
| Mundo
Porto Canal / Agências

A Rússia apropriou-se, esta quarta-feira, formalmente da central nuclear de Zaporíjia, no sul da Ucrânia, ocupada militarmente há meses, o que levou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) a viajar de urgência para Kyiv.

 

 

A Rússia "irá gerir as instalações nucleares da central (...) como propriedade federal", refere o decreto, assinado hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, anunciou a sua partida imediata para Kiev para "discutir o estabelecimento de uma zona de proteção" à volta da central nuclear ucraniana em Zaporíjia, a maior da Europa.

+ notícias: Mundo

Fim do “Modo Avião”. União Europeia vai permitir chamadas e acesso à internet durante os voos

Os passageiros das companhias aéreas a voar em céus europeus poderão, em breve, dar uso total aos seus telemóveis durante o período de voo.

Pelé colocado em cuidados paliativos após suspensão da quimioterapia

Segundo a Folha de São Paulo, a quimioterapia que Pelé fazia desde 2021 foi suspensa e o antigo jogador está a ser submetido a "medidas de conforto", destinadas a aliviar as dores e a falta de ar.

Economia da Rússia "será destruída" ao limitar-se os preços do petróleo

Presidência ucraniana garante que a economia de Putin "será destruída" depois de ser introduzido um máximo para o preço do barril de petróleo em 60 dólares, após o acordo selado pela União Europeia, o G7 e a Austrália.