Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

| Porto
Porto Canal

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.

Em visita à escola, o Porto Canal falou com professores, encarregados de educação e ainda alunos. A professora Joana referiu que atualmente apostam no "desenvolvimento da autonomia, no relacionamento interpessoal" e na tentativa de "moldar o currículo que vá ao encontro das necessidades", sendo uma escola que "tem alunos com várias patologias".

Uma das intérpretes da escola disse ao Porto Canal serem "um agente da educação que se envolve na equipa pedagógica". Dentro da escola sentem a integração em todos os assuntos para assim ser mais fácil a coordenação com todas as necessidades educativas. A intérprete exaltou ainda a necessidade de serem abertos horizontes na educação no que diz respeito a esta especialidade.

"Estes alunos têm um espaço próprio, mas convivem sempre com as outras turmas da escola", explicou a professora.

Os pais disseram que "não é de todo fácil", mas salientam o facto de muitas escolas não conseguirem respostas a estas necessidades. "Ainda há muito a fazer", disse uma mãe.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.