Utente diz ser mal tratada no Hospital de Penafiel

| Norte
Porto Canal

Uma utente do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa queixa-se de negligência por parte da equipa de enfermeiros e auxiliares. A utente, de 23 anos, diz que tem sido mal tratada pela equipa de enfermeiros que se recusam a identificar-se.

Anastasia Klopotar diz ter sido tratada pela equipa de clínicos como “maluca” e “burrinha” e refere algumas situações de descuido na prestação de cuidados de saúde.

A utente fez uma cirurgia à coluna, na última quarta-feira, por sofrer de Escoliose.

Segundo a utente, os enfermeiros e auxiliares em questão não andam identificados nem explicam aos utentes os procedimentos que efetuam enquanto os estão a tratar. Além disso, garante que há outros utentes que se queixam do mesmo tratamento por parque da equipa.

A jovem garante que efetuou uma queixa escrita no próprio hospital, que seguiu também para a ordem dos enfermeiros e para o ministério da saúde. A queixa foi feita quando ainda estava internada e, segundo a utente, isso acabou por prejudicá-la.

Ao Porto Canal, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa diz que não quer comentar para já o assunto, explicando que primeiro está a averiguar internamente o que se passou.

Também a Ordem dos enfermeiros disse ao Porto Canal que as queixas são graves mas que prefere não comentar a situação sem que esta seja antes apurada. Ainda assim a Ordem relembra que em 2021 alertou que os números de enfermeiros no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa são insuficientes para o volume de serviço que existe.

Já o Ministério da Saúde remeteu-se ao silêncio.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).