Taça de Portugal do Desportivo das Aves leiloada esta terça-feira

Taça de Portugal do Desportivo das Aves leiloada esta terça-feira
| Desporto
Porto Canal

O troféu conquistado pelo CD Aves na época 2017/2018 está a ser leiloado em hasta pública esta terça-feira, na sequência do processo de insolvência do clube de futebol do concelho de Santo Tirso. A taça estava a ser negociada a mais de 16.500 euros às 10h da manhã.

A Taça de Portugal foi levantada pelo Aves a 20 de maio de 2018, depois de um triunfo frente ao Sporting por 2-1, no Estádio do Jamor, mas o clube da Vila das Aves entrou em declínio pouco tempo depois. Após terminar a Primeira Liga 2019/2020 em último lugar, o clube não conseguiu aprovar os requisitos de licenciamento nas provas profissionais da Liga Portugal. Na altura, a administração do CD Aves, liderada pelo empresário chinês Wei Zhao, falhou a entrega do recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Mais tarde, a equipa avense inscreveu uma equipa sénior e participou no sorteio da primeira fase do Campeonato de Portugal, mas acabou por desistir definitivamente a 23 de setembro de 2020, depois de não ter chegado a acordo com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos.

Processo de insolvência e “refundação”

O processo de insolvência do Clube Desportivo das Aves, Futebol SAD é gerido pelo Tribunal da Comarca do Porto. A SAD foi declarada insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santo Tirso em abril de 2021.
As dívidas da SAD de quase 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros levaram a FIFA a impedir o clube de inscrever novos atletas em todas as competições. A nova direção, agora liderada por António Freitas, resolveu refundar as secções de futsal e de futebol a 8 de outubro do ano passado: o novo clube chama-se agora “Desportivo das Aves 1930”.

O Aves lançou um projeto chamado "Missão renascer das cinzas" no final de março deste ano, com o objetivo de angariar fundos e novos adeptos que permite o crescimento sustentado da equipa. O adepto que contribuir com 20 euros ou mais terá o nome no mural do clube ou autocarro e quem oferecer 50 euros ou mais terá o nome no mural, no autocarro e no equipamento alternativo da próxima temporada.

“Novos Aves” quer recomprar Taça de Portugal

O refundado Desportivo das Aves 1930 quer recuperar o troféu vencido no Jamor através do leilão desta terça-feira, garante à agência Lusa o presidente António Freitas. “Vivemos um período de grande crise, mas vamos fazer tudo o que estiver ao alcance para que a Taça de Portugal venha para o clube. Acho que esta Taça de Portugal não tem interesse para nenhum clube. Só se tiver para alguém particular cá da terra, mas, se assim for, tem de a oferecer ao Aves e não pode ficar com ela. É uma exigência que farei, mas já estou a tomar todas as providências necessárias para que o clube possa ir a leilão e a taça retorne à nossa montra", contou o líder do clube do concelho de Santo Tirso.

Pode seguir o leilão aqui

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.