Taça de Portugal do Desportivo das Aves leiloada esta terça-feira

Taça de Portugal do Desportivo das Aves leiloada esta terça-feira
| Desporto
Porto Canal

O troféu conquistado pelo CD Aves na época 2017/2018 está a ser leiloado em hasta pública esta terça-feira, na sequência do processo de insolvência do clube de futebol do concelho de Santo Tirso. A taça estava a ser negociada a mais de 16.500 euros às 10h da manhã.

A Taça de Portugal foi levantada pelo Aves a 20 de maio de 2018, depois de um triunfo frente ao Sporting por 2-1, no Estádio do Jamor, mas o clube da Vila das Aves entrou em declínio pouco tempo depois. Após terminar a Primeira Liga 2019/2020 em último lugar, o clube não conseguiu aprovar os requisitos de licenciamento nas provas profissionais da Liga Portugal. Na altura, a administração do CD Aves, liderada pelo empresário chinês Wei Zhao, falhou a entrega do recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

Mais tarde, a equipa avense inscreveu uma equipa sénior e participou no sorteio da primeira fase do Campeonato de Portugal, mas acabou por desistir definitivamente a 23 de setembro de 2020, depois de não ter chegado a acordo com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos.

Processo de insolvência e “refundação”

O processo de insolvência do Clube Desportivo das Aves, Futebol SAD é gerido pelo Tribunal da Comarca do Porto. A SAD foi declarada insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santo Tirso em abril de 2021.
As dívidas da SAD de quase 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros levaram a FIFA a impedir o clube de inscrever novos atletas em todas as competições. A nova direção, agora liderada por António Freitas, resolveu refundar as secções de futsal e de futebol a 8 de outubro do ano passado: o novo clube chama-se agora “Desportivo das Aves 1930”.

O Aves lançou um projeto chamado "Missão renascer das cinzas" no final de março deste ano, com o objetivo de angariar fundos e novos adeptos que permite o crescimento sustentado da equipa. O adepto que contribuir com 20 euros ou mais terá o nome no mural do clube ou autocarro e quem oferecer 50 euros ou mais terá o nome no mural, no autocarro e no equipamento alternativo da próxima temporada.

“Novos Aves” quer recomprar Taça de Portugal

O refundado Desportivo das Aves 1930 quer recuperar o troféu vencido no Jamor através do leilão desta terça-feira, garante à agência Lusa o presidente António Freitas. “Vivemos um período de grande crise, mas vamos fazer tudo o que estiver ao alcance para que a Taça de Portugal venha para o clube. Acho que esta Taça de Portugal não tem interesse para nenhum clube. Só se tiver para alguém particular cá da terra, mas, se assim for, tem de a oferecer ao Aves e não pode ficar com ela. É uma exigência que farei, mas já estou a tomar todas as providências necessárias para que o clube possa ir a leilão e a taça retorne à nossa montra", contou o líder do clube do concelho de Santo Tirso.

Pode seguir o leilão aqui

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.