Cabaz de alimentos essenciais aumenta 11%, anuncia DECO Proteste

Cabaz de alimentos essenciais aumenta 11%, anuncia DECO Proteste
| País
Porto Canal

Entre Março e Agosto o preço de um cabaz de bens alimentares essenciais passou de 185 euros para 206 euros, pode ser lido numa análise da DECO Proteste divulgada esta segunda-feira.

A subida de preços dos bens alimentares já se fazia sentir desde o final de 2021. O nervosismo dos mercados acabou por ser exponencialmente intensificado com a invasão da Ucrânia pela Rússia, um esforço de guerra que já dura há mais de sete meses e que acentuou a escalada dos preços

A 1 de março, precisamente, a DECO Proteste marcou o início da análise a um cabaz de 63 alimentos essenciais, prolongando-a por seis meses, até 31 de agosto. E a conclusão confirma a sensação generalizada, mês após mês, de uma tendência no acréscimo de euros em muitos alimentos, com a pescada fresca e os brócolos no pelotão da frente dos que sofreram a mais pronunciada subida de custo: 67% e 47%, respetivamente.

Em termos globais, no período considerado, o cabaz aumentou de 185,17 para 206,39 euros. São mais 21 euros, ou seja, 11 por cento. As famílias começaram a sentir que, para o mesmo orçamento, não conseguem encher o carrinho de supermercado com a mesma quantidade de géneros alimentícios. Os dados não contrariam o crescimento da conta total no supermercado. Para o estudo da DECO Proteste, foi escolhido um cabaz de 63 alimentos, incluindo produtos de mercearia, laticínios, carne, peixe, fruta, legumes e congelados.

A monitorização dos preços passou a ser feita todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior. Para obter o custo do cabaz, foi calculado o preço médio por produto em todos os supermercados online do simulador da DECO PROTESTE. Por fim, somou-se o preço médio de todos os produtos para chegar ao custo do cabaz para um certo dia. Quase todas as semanas, o fenómeno do incremento dos preços repete-se. Alguns produtos registam subidas de dois dígitos, de uma semana para a outra.

 

Quais os alimentos mais caros?

No último dia de agosto, 55 dos 63 comestíveis analisados estavam mais caros face a 1 de março. A seguir à pescada fresca e aos brócolos, os campeões dos aumentos nos seis meses em exame são a couve-coração e o óleo alimentar (ambos com 36% de subida), a batata vermelha (mais 33%), o frango inteiro (mais 30%), o bife de peru (mais 25%), os cereais de mel (mais 23%), as costeletas de porco (mais 20%) e as bifanas de porco (mais 18 por cento).

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.