Escola que formou personalidades do Porto celebra 50 anos

| Porto
Porto Canal

Pedro Abrunhosa, Rui Reininho, Manuel Cruz mas também vários atletas conhecidos como Diogo Costa. Todos eles estudaram na Escola Secundária António Nobre. O estabelecimento de ensino celebra cinco décadas de existência. Pelos corredores já passaram diferentes personalidades da cidade do Porto.

Carlos Pedro Vasconcelos, Diretor do Agrupamento de Escolas António Nobre, diz que os professores são como os pais em relação aos filhos, “gostam imenso que os alunos singrem” e já foram vários os alunos que deram verdadeiras estrelas nacionais. A começar por Diogo Costa, guarda-redes do Futebol Clube do Porto e da seleção nacional, que se junta a outros nomes que já fizeram parte do plantel portista, como Vitinha, Tozé ou Fábio Vieira. “Quando vemos que eles conseguiram objetivos fantásticos, claro que a nossa satisfação é imensa”, explica Carlos Vasconcelos.

O orgulho pelo agrupamento é transversal a toda a comunidade académica. Armando Fonseca, assistente operacional há 20 anos, tem os nomes de antigos alunos na ponta da língua. Dos mais conhecidos diz sentir orgulho e recorda os momentos em que ainda eram estudantes. “Eles eram brincalhões, gostavam de se meter com os assistentes operacionais e nós divertiamo-nos”, conta.

A escola Secundária de António Nobre, que integra um agrupamento composto por seis instituições de ensino, celebra 50 anos de existência. O estabelecimento está sob a alçada da Câmara Municipal do Porto que se compromete a aumentar a capacidade e a oferta formativa da escola. “Temos que repensar o ordenamento da cidade e nesta escola passa por realizarmos obras e aumentar o número de alunos”, explica o vereador com o pelouro da educação Fernando Paulo.

+ notícias: Porto

Time Out Market abre a 3 de maio no Porto

O Time Out Market abre as portas à cidade do Porto a três de maio. O espaço vai nascer numa das zonas mais emblemáticas da Invicta, num conceito que promete enaltecer o talento gastronómico e cultural portuense.

"Era bom se em vez de darem likes, as pessoas fossem fazer compras à mercearia do Bolhão”

Mantém-se a onda de críticas e discussão sobre o encerramento da Mercearia do Bolhão, uma notícia avançada em primeira mão pelo Porto Canal, e o tema também foi debatido pelo executivo municipal do Porto em reunião municipal, esta segunda-feira. O vereador da Economia da autarquia, Ricardo Valente, teceu duras críticas ao proprietário do estabelecimento.

Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado

O Feiródromo de Campanhã poderá ter de esperar um pouco mais para sair do papel e começar a ser construído. A estrutura foi apresentada pela primeira vez há um ano e estimava-se que pudesse ser inaugurada em abril deste ano. Contudo, o processo atrasou e a autarquia apontou uma nova data para a conclusão: o último trimestre de 2024. Mas o prazo é incerto, uma vez que todas as propostas apresentadas ao concurso superam o preço-base da empreitada. A candidatura mais baixa corresponde a quase o dobro do valor base da obra.