Encontro Anual de Associações de Cuidadores reforça a importância do estatuto

| Porto
Porto Canal

A Cuidadores é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, no Porto. Segundo a Associação, para dar tempo livre a quem cuida é necessário partir à descoberta de novas experiências e estas tornam-se por vezes eternas e levam à construção de afetos.

"Sou voluntária já há muitos anos. A minha vida toda tem sido fazer também voluntariado. Eu dou um bocadinho do meu tempo, mas recebo imensos sorrisos de gratidão, recebo muitos afetos e sinto-me realizada, sendo cuidadora. Uma das senhoras que eu apoio não fala e está acamada. Mas quando chego e brinco com ela consigo arrancar-lhe alguns sorrisos", refere Ilda, voluntária da Associação há um ano. 

Para garantir o tratamento de uma pessoa cuidada, é necessário implementar serviços que sejam pensados, mas também reformulados. O objectivo da Cuidadores passa por permitir a inclusão social.

Ana Luísa Pinto, presidente da Associação Cuidadores, afirma que "muitos deles não têm acesso a informação. Além disso, também não se consideram como cuidadores informais e, portanto, é a primeira barreira e muitas vezes muda completamente a perceção da pessoa cuidadora. Porque se lhe perguntarmos se é cuidador informal, diz nos que não é. Mas sim, perguntamos toma conta de alguém? Vai dizer nos que toma conta do marido com demência? É necessário consciencializar, abrir esta realidade para que a sociedade perceba que o vizinho ao lado é um cuidador e está, se calhar, em imposição de necessidade de cuidados".

Só este ano, a Associação já conseguiu atingir mais de 80% de beneficiários.

+ notícias: Porto

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.

Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023

Quinze organizações voluntárias entregaram mais de 224 mil refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto o ano passado, fruto de um investimento de 1,17 milhões de euros, revelou esta quarta-feira uma das entidades.

Cidadão estrangeiro detido por tentativa de homicídio no Porto

Um homem de 49 anos de idade de nacionalidade estrangeira foi detido, esta terça-feira, por ter cometido três crimes de homicídio qualificado na forma tentada no Porto, informou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redações.