“O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65” leva seniores a reviver o passado num passeio de elétrico

porto.pt / Andreia Merca
| Porto
Porto Canal

Inserido no roteiro “Novos Equipamentos Marcantes na Cidade”, o Museu do Carro Elétrico foi, recentemente, o local escolhido para mais uma atividade, no âmbito d’ “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65”, que o Município do Porto organiza, mensalmente, para valorizar os tempos livres da população sénior.

“Estou maravilhado. Fez-me reviver o passado”, revela José António Teixeira, para quem este meio de transporte deve ser valorizado: “Em São Francisco (EUA), o elétrico faz parte da história da cidade. Aqui [no Porto] também deve fazer parte da nossa história. Os mais novos devem saber que ele faz parte de um coletivo e, hoje, é um meio muito útil para fazer viver a cidade”.

No “191”, de 1929, conduzido por Pedro Silva, atualmente o mais jovem guarda-freio da empresa, José António Teixeira e mais 40 participantes, acompanhados do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, e da presidente da STCP, Cristina Pimentel, puderam viajar do Museu de Elétrico ao Passeio Alegre, percurso que durou pouco mais de 30 minutos, seguido de uma visita ao espaço museológico da empresa de transportes coletivos do Porto.

Porto Canal
porto.pt / Andreia Merca

“’O Porto é Lindo’ tem com objetivo combater o isolamento social, promover o património construído, arquitetónico e paisagístico da cidade, mas, sobretudo, convidar os seniores a saírem de casa, a conviverem e socializarem”, sublinhou Fernando Paulo.

“É muito importante que, nesta fase da vida das pessoas, se combata o isolamento e a solidão, através de ações que contribuam para o seu bem-estar biopsicossocial”, acrescentou.

Uma vez por mês, “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65” proporciona aos cidadãos seniores em geral, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania. Este ano, “O Porto é lindo!” já levou seniores portuenses a visitar os Paços do Concelho, o Planetário e o Sea Life.

Como anfitriã, Cristina Pimentel não tem dúvidas: “A escolha do Museu do Carro Elétrico é absolutamente óbvio, simples e crucial. Estamos a falar de um ex-libris da cidade e que, para esta população mais sénior, traz memórias e uma história extremamente rica, que pode ser conhecida e experienciada. Por isso, estamos associados a este tipo de iniciativas do Município do Porto”.

Porto Canal
porto.pt / Andreia Merca

 

O Museu do Carro Elétrico assume como missão "preservar, conservar e interpretar, em benefício do público, espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto".

José António Rodrigues pôde matar saudades dos tempos em que se aventurava pela cidade, em viagens de elétrico. "Outros tempos…", diz.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.