“O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65” leva seniores a reviver o passado num passeio de elétrico

porto.pt / Andreia Merca
| Porto
Porto Canal

Inserido no roteiro “Novos Equipamentos Marcantes na Cidade”, o Museu do Carro Elétrico foi, recentemente, o local escolhido para mais uma atividade, no âmbito d’ “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65”, que o Município do Porto organiza, mensalmente, para valorizar os tempos livres da população sénior.

“Estou maravilhado. Fez-me reviver o passado”, revela José António Teixeira, para quem este meio de transporte deve ser valorizado: “Em São Francisco (EUA), o elétrico faz parte da história da cidade. Aqui [no Porto] também deve fazer parte da nossa história. Os mais novos devem saber que ele faz parte de um coletivo e, hoje, é um meio muito útil para fazer viver a cidade”.

No “191”, de 1929, conduzido por Pedro Silva, atualmente o mais jovem guarda-freio da empresa, José António Teixeira e mais 40 participantes, acompanhados do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, e da presidente da STCP, Cristina Pimentel, puderam viajar do Museu de Elétrico ao Passeio Alegre, percurso que durou pouco mais de 30 minutos, seguido de uma visita ao espaço museológico da empresa de transportes coletivos do Porto.

Porto Canal
porto.pt / Andreia Merca

“’O Porto é Lindo’ tem com objetivo combater o isolamento social, promover o património construído, arquitetónico e paisagístico da cidade, mas, sobretudo, convidar os seniores a saírem de casa, a conviverem e socializarem”, sublinhou Fernando Paulo.

“É muito importante que, nesta fase da vida das pessoas, se combata o isolamento e a solidão, através de ações que contribuam para o seu bem-estar biopsicossocial”, acrescentou.

Uma vez por mês, “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65” proporciona aos cidadãos seniores em geral, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania. Este ano, “O Porto é lindo!” já levou seniores portuenses a visitar os Paços do Concelho, o Planetário e o Sea Life.

Como anfitriã, Cristina Pimentel não tem dúvidas: “A escolha do Museu do Carro Elétrico é absolutamente óbvio, simples e crucial. Estamos a falar de um ex-libris da cidade e que, para esta população mais sénior, traz memórias e uma história extremamente rica, que pode ser conhecida e experienciada. Por isso, estamos associados a este tipo de iniciativas do Município do Porto”.

Porto Canal
porto.pt / Andreia Merca

 

O Museu do Carro Elétrico assume como missão "preservar, conservar e interpretar, em benefício do público, espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto".

José António Rodrigues pôde matar saudades dos tempos em que se aventurava pela cidade, em viagens de elétrico. "Outros tempos…", diz.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.