Trânsito no Porto volta a ser o pior da Europa

Trânsito no Porto volta a ser o pior da Europa
| Porto
Porto Canal

Segundo o índice de Tráfego da Tomtom, um dos indicadores de trânsito mais usados internacionalmente, a cidade do Porto teve uma taxa de congestionamento em tempo real de 108% na passada quinta-feira de manhã, o valor mais elevado entre as principais cidades europeias.

O regresso ao trabalho, o início do ano letivo e o aumento da sinistralidade associada ao meu tempo fazem de Setembro um mês habitualmente complicado no que ao trânsito diz respeito. Em 2021, o Porto surpreendia ao atingir o topo das cidades europeias no índice de congestionamento em tempo real.

Um ano depois, os problemas agravaram-se. Como o Porto Canal demonstrou, além das causas sazonais para o problema no tráfego, somam-se agora novas condicionantes.

As obras relacionadas com o Metro do Porto, referentes à nova Linha Rosa (Casa da Música - Praça da Liberdade), criaram vários obstáculos e restrições à circulação viária em diversas partes do percurso: na Avenida de França, os carros foram desviados para um percurso alternativo; a Rua de Júlio Dinis tem obstáculos referentes à perfuração. Na Praça da Galiza, a construção da nova estação de metro está a provocar alterações significativas à normal circulação. O Jardim do Carregal, bem como as ruas adjacentes, está encerrado, o que provocou uma alteração dos sentidos de trânsito na Rua de Miguel Bombarda e Rua do Rosário; a Rua dos Clérigos está em encerrada e a Praça da Liberdade, bem como a Avenida dos Aliados, condicionadas.

O encerramento do tabuleiro inferior da Ponte Luís I tem também resultado numa sobrecarga excepcional das restantes travessias. Ao fim da tarde, em hora de ponta, os acessos à Ponte do Infante e da Arrábida aumentam o índice de congestionamento. A Ponte Luís I é o único atravessamento à cota baixa da cidade, pelo que o seu encerramento se reflete em toda a rede viária da zona histórica. A empreitada, a cargo da IP, teve início a 6 de outubro de 2021 e foi anunciada com um período de 12 meses. A quatro dias do prazo, não há notícia da reabertura.

As obras de repavimentação na VCI, em particular no nó da A3, ao fim da tarde e noite, somam-se aos problemas já existentes. Se a Via de Cintura Interna é, em circunstâncias normais, um eixo em sobrecarga quase permanente, fruto da sobreutilização em percursos metropolitanos, regionais, nacionais e internacionais, a supressão de vias agrava ainda mais o congestionamento. Centro nevrálgico dos problemas de trânsito na Área Metropolitana do Porto, a VCI já foi alvo de inúmeras propostas dos municípios envolventes. Uma delas incidia sobre o fim das portagens da A4 e CREP, medida que, segundo os proponentes, iria desviar muito do trânsito nacional e internacional, de pesados e não só, que cruza, desnecessariamente, o núcleo da cidade do Porto.

O valor de 108% de taxa de congestionamento em tempo real representa um cenário de ruptura do sistema de circulação. No mesmo período, Lisboa não superou os 103%, Madrid 66%, Paris 89%, Londres 85%, Roma 97%, Nápoles 86%.

Reveja os principais pontos críticos do trânsito no Porto:

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Quatro meses depois, Gondomar publica horários da UNIR… com erros

A Câmara Municipal de Gondomar divulgou, na tarde desta segunda-feira, os horários atualizados da rede de autocarros da UNIR, numa publicação na rede social de Facebook. Contudo, após a partilha, foram detetados erros em alguns dos horários, onde por exemplo um autocarro passava duas vezes pelo mesmo local de paragem.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.