PSP identifica 39 adeptos do Benfica por desacatos em Braga após jogo em Guimarães

PSP identifica 39 adeptos do Benfica por desacatos em Braga após jogo em Guimarães
| Desporto
Porto Canal

'Casuals' ligados ao clube encarnado causaram o pânico nas pessoas que estavam em zona de bares, em lazer.

Em comunicado, o o Comando Distrital de Braga da PSP diz que depois do encontro entre V. Guimarães e Benfica, por volta "das 23h45, começaram-se a registar, agora no centro histórico da cidade de Braga, deflagrações de engenhos pirotécnicos levadas a efeito por um grupo substancial de jovens vestidos de negro, enquanto entoavam cânticos, o que causou alarme e pânico nas pessoas que frequentavam os espaços de lazer daquela área."

"A pronta intervenção policial, através dos meios que se encontravam na cidade de Braga, reforçados por outros que se deslocaram de Guimarães, permitiu interceptar o grupo, sendo posteriormente conduzido às instalações do Comando Distrital da PSP de Braga, onde foram identificados todos os elementos, para elaboração do correspondente auto", completa a PSP no comunicado, dizendo que "são indivíduos associados ao movimento casual do SLB, maioritariamente
residentes na zona de lisboa".

Ao Porto Canal, a Polícia Municipal de Braga dá a mesma informação, comunicando que, estando a patrulhar uma zona próxima, foi alertada para a presença do grupo de adeptos por telefone. A partir daí foram ao local da ocorrência onde verificaram que o grupo de adeptos, vestidos de preto, começaram a correr na direção das pessoas que estavam em lazer na rua.

Chegando a PSP, a Polícia Municipal prestou auxílio na retenção dos adeptos, sendo que todas as diligências posteriores ficaram a cargo da PSP.

Ainda no sábado à noite, uma fonte no local avançou ao Porto Canal que o grupo de indivíduos está ligado à claque do Benfica e estava a causar desacatos numa zona de bares densamente ocupada, na Rua de S. João. A Polícia de Segurança Pública acorreu ao local de forma célere e músculada e procedeu à detenção e identificação do grupo, composto por entre "40 a 50 pessoas."

Os casuals semearam o pânico no final da noite de sábado. Testemunhos falam em "limpeza total" de tudo por onde passavam. Segundo o Diário do Minho, as autoridades irromperam pouco tempo depois, "em sentido contrário ao trânsito, pela Rua D. Afonso Henriques e, depois, desceram pela Rua do Forno para encontrar os “casuals”, sendo que a maior parte deles acabou detido."

O jornal minhoto adianta ainda que "depois da situação estar controlada – os detidos ficaram, com as mãos encostadas á cabeça, junto às traseiras da Sé de Braga -, os detidos seguiram, envolvidos num forte cordão policial e enorme aparato, para o Largo de Santiago, onde, depois de uma curta espera, seguiram para dentro das instalações da PSP.

Este é o segundo episódio de violência associado às claques do Benfica na região do Minho no espaço de dois meses. A 10 de Agosto, um grupo de membros da claque No Name Boys, associados a adeptos do Hajduk Split, lançou o pânico no centro de Guimarães e acabou por ser interceptado e identiicado à chegada ao Porto.

O Benfica visitou este sábado o D. Afonso Henriques, em Guimarães, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga. O encontro terminou empatado 0-0.

 

Leia o comunicado da PSP na íntegra:

"Decorreu no sábado, dia 01 de Outubro, o encontro de futebol profissional entre o Vitória Sport Clube e o Sport Lisboa e Benfica na cidade de Guimarães, ao qual assistiram aproximadamente 19000 adeptos, dos quais cerca de 1500 afetos à equipa visitante.

Na fase final deste policiamento que decorreu com normalidade, cerca das 23h45, começaram-se a registar, agora no centro histórico da cidade de Braga, deflagrações de engenhos pirotécnicos levadas a efeito por um grupo substancial de jovens vestidos de negro, enquanto entoavam cânticos, o que causou alarme e pânico nas pessoas que frequentavam os espaços de lazer daquela área.

A pronta intervenção policial, através dos meios que se encontravam na cidade de Braga, reforçados por outros que se deslocaram de Guimarães, permitiu interceptar o grupo, sendo posteriormente conduzido às instalações do Comando Distrital da PSP de Braga, onde foram identificados todos os elementos, para elaboração do correspondente auto.

Foram identificados 39 indivíduos associados ao movimento casual do SLB, maioritariamente residentes na zona de lisboa.

A cidade retomou a normalidade e o expediente será remetido às autoridades competentes.

Comando Distrital da PSP de Braga, 02 de Outubro de 2022"

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).