Parque Urbano de Gondomar inaugurado a 3 de outubro

| Norte
Porto Canal

O Parque Urbano de Gondomar será inaugurado no próximo dia 3 de outubro, a partir das 18h30. A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e de todos os elementos do executivo municipal. Depois do descerramento da placa e da intervenção de Marco Martins, está prevista uma visita aos mais de 20 mil metros quadrados de área verde.

A empreitada de construção do Parque Urbano de Gondomar arrancou em abril de 2021. O projeto, cujo financiamento foi maioritariamente assegurado pela autarquia, foi orçado em 2,8 milhões de euros. No total, foram investidos mais de 5 milhões de euros na criação de um espaço verde em pleno centro do concelho, nomeadamente pela necessidade de expropriação de terrenos por utilidade pública.

O novo parque contempla espaços multifuncionais, como um anfiteatro para realização de eventos, mas também um parque infantil, um dog park, um restaurante, um snack-bar e equipamentos dedicados à atividade desportiva, possuindo ainda dois lagos comunicantes entre si. Foram também plantadas cerca de 800 árvores.

A inauguração do Parque Urbano de Gondomar prossegue a estratégia de implementação da Rede Concelhia de Parques Urbanos que o executivo liderado por Marco Martins definiu como uma das suas prioridades. Os Parques Urbanos de Rio Tinto, Fânzeres/S.Cosme e da Ribeira da Archeira já estão ao serviço das populações. Em obra encontram-se os Parques Urbanos de Medas, Ramalde e S. Pedro da Cova. Já o Parque Urbano de Baguim do Monte está, neste momento, em fase de projeto. Os objetivos passam por promover a melhoria da qualidade de vida das populações e por tornar estes equipamentos uma referência de lazer para a Área Metropolitana do Porto, numa política alinhada com os princípios modernos de organização das cidades.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.